Offline

Inscrições para os vestibulares da UEM terminam nesta quarta (12)
12/06/2024 10:46 em Notícias de Maringá

As inscrições para os vestibulares de Inverno e EaD da Universidade Estadual de Maringá (UEM) terminam nesta quarta-feira (12). Até o fim do dia, vestibulandos de todo o Brasil podem se candidatar aos concursos que ofertam mais de 1.800 vagas, em quase 80 cursos de graduação da UEM.

Previsto inicialmente para o dia 5 de junho, o prazo final para inscrições foi estendido em uma semana pela Comissão do Vestibular Unificado (CVU), por meio de edital.

As provas de ambos os concursos estão marcadas para o dia 14 de julho. O Vestibular de Inverno 2024 oferece 1.108 vagas em mais de 70 cursos presenciais, desenvolvidos em seis câmpus diferentes da Universidade.

Já o Vestibular EaD 2024 disponibiliza 755 vagas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas nos 21 polos EaD da instituição.

 

Como se inscrever

As inscrições são realizadas, exclusivamente, pela internet, no site da CVU ou no aplicativo App Vestibular UEM. Após escolher o concurso desejado e clicar em “inscrições”, o candidato deve ler atentamente às orientações e dar início ao preenchimento do formulário de inscrição e do questionário socioeducacional.

No Menu do Candidato, o vestibulando pode emitir o código Pix ou o boleto para pagamento da taxa de inscrição, que deve ser efetuado até sexta-feira (14), exceto para candidatos isentos.

Em todos os cursos, há reservas de vagas para cotas sociais, para negros ou para Pessoas com Deficiência (PcD). Os candidatos aprovados no Vestibular EaD poderão ingressar neste ano, enquanto os aprovados no Vestibular de Inverno começam seus cursos em 2025.

Para os vestibulares de 2024, continuam valendo as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes - os cursos escolhidos não precisam ser de uma mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas - no Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.

Outras alterações dizem respeito à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a redação foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas, ainda assim, terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.

Mais informações podem ser obtidas nos sites do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular EaD 2024. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5700 ou pelo e-mail vestibular@uem.br.

(Vinicius Guerra/UEM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!