Os investimentos da Prefeitura de Maringá transformaram a educação pública da cidade em uma das melhores do Brasil. Com metodologia inovadora e valorização dos professores, Maringá conquistou o maior percentual de crianças alfabetizadas na rede municipal de ensino entre as grandes cidades do Paraná. Na rede municipal de ensino, 80,5% das crianças alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental.
Com o resultado do Indicador Criança Alfabetizada, Maringá já superou a meta prevista para ser cumprida até 2030 e atingiu o nível 5 de alfabetização, o máximo estabelecido pelo Inep. O índice de alfabetização do município também é superior à média nacional, de 56%, e a do Paraná, de 73%, além de ser maior que a da região Sul, de 67%.
No Paraná, Maringá lidera o ranking com o melhor resultado de alfabetização entre as maiores cidades do Estado. A capital Curitiba registrou percentual de 70,4% de alunos alfabetizados e Londrina obteve 73%. O município também superou os resultados de Ponta Grossa (75,8%), Cascavel (80,1%), São José dos Pinhais (67,2%) e Foz do Iguaçu (73%).
“O resultado é reflexo do nosso compromisso com a garantia de uma educação municipal de qualidade. Já temos a maior nota do Ideb entre as grandes cidades do Paraná e agora alcançamos a meta de 80,5% de crianças alfabetizadas na idade certa. É um marco histórico que coloca nossa cidade à frente da maior parte das cidades brasileiras”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Ele destacou que o município ampliou os investimentos para valorização dos profissionais da rede municipal e implantou uma educação inovadora e tecnológica, com plataformas virtuais de aprendizagem e diversas outras iniciativas.
O Indicador Criança Alfabetizada, do Inep, é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado obtido pela rede municipal de ensino de Maringá significa que os estudantes leem palavras, frases e textos curtos; localizam informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferem informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.
Além do projeto ‘Amigos da Leitura’, o município intensificou as formações de língua portuguesa e matemática para os professores da rede municipal e implantou o projeto ‘Acelera’, com oferta de atividades de português e matemática no contraturno para a recomposição da aprendizagem. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), as atividades com foco na alfabetização e interação também foram intensificadas, incluindo jogos e outras ferramentas para que os alunos pratiquem a leitura de forma lúdica.
(Texto: PMM. Foto: Fábio Reina/PMM)