Com grande atuação coletiva e imposição do melhor futebol, o Juventude derrotou o Grêmio por 3 a 0 na tarde de domingo (7), no estádio Alfredo Jaconi, e manteve a invencibilidade como mandante na Série A. Os gols Jaconeros foram de Gilberto, João Lucas e Erick Farias. Com a grande vitória, a equipe de Roger Machado subiu para 19 pontos e ocupa a 11ª posição na tabela de classificação.
O jogo
Desde os primeiros minutos de jogo já era claro que o Juventude ia fazer valer o mando de campo e a força da sua casa. Na primeira chegada, Erick Farias bateu por cima do travessão após bela jogada trabalhada. Aos 24, pela esquerda, Jadson cruzou na segunda trave para Gilberto, que desviou de cabeça e a bola passou rente à trave.
No minuto seguinte, o Ju abriu o placar. Jadson roubou a bola no campo de ataque e serviu para Gilberto. O camisa 9 chutou forte de fora da área e acertou o canto de Rafael Cabral, marcando o primeiro dele no Brasileirão. A pressão continuou e deu resultado. Aos 32, João Lucas pegou rebote de dentro da área, soltou a bomba em chute cruzado, sem chances para o goleiro. Juventude 2 a 0 no intervalo.
Na etapa complementar, a equipe alviverde seguiu com mais posse de bola, administrando a boa vantagem. Em rápida jogada de contra-ataque, Erick Farias foi lançado na área e bateu na saída do goleiro. Seria o terceiro gol, mas após revisão do VAR, a jogada foi anulada por falta no início da jogada. Aos 13, Jean Carlos serviu para Gilberto nas costas da zaga. O centroavante chegou concluindo para defesa gigante de Rafael Cabral.
Em cobrança de falta da intermediária, Ewerthon arriscou levando perigo a meta. O Ju fechou o placar aos 38. João Lucas roubou a bola do adversário e cruzou com perfeição na segunda trave para Erick Farias, que subiu mais alto que a marcação e cabeceou para o fundo das redes. Foi a confirmação de uma grande vitória, com a festa da Papada.
O time alviverde agora muda o foco e se prepara para Copa do Brasil. Na quarta-feira (10), o Juventude inicia a disputa da terceira fase da Copa do Brasil, no Beira-Rio, diante do Internacional.
(Texto: Juventude. Foto: Fernando Alves/Juventude)