A história está sendo escrita. Estreante nos Jogos Olímpicos, a brasileira Maria Fernanda Costa está na final dos 400 metros livre e coloca uma nadadora pela primeira vez, em 76 anos, na condição de disputa direta de medalha nesta prova. Com o tempo de 4min03s47, ela garantiu um lugar na decisão e, por pouco, quase bateu o recorde sul-americano que é de 4min02s86.
"Nadar de manhã é sempre um pouco difícil. Ainda mais estrear. Estou tentando me acostumar. Cada vez que abro uma competição é um passo à frente. Foi o passo suficiente para entrar em uma final. Foi bem apertado. Queria ter feito melhor, mas o nervosismo e o frio na barriga podem ter mexido comigo. Mas fico grata por ter entrado na minha primeira final olímpica", disse a atleta.
Gabrielle Roncatto também disputou os 400 metros livres, terminou em oitavo lugar na terceira bateria e acabou não se classificando.
A natação feminina brasileira também volta a disputar uma final depois de muito tempo. A última havia sido com Etiene Medeiros, que nos Jogos Rio 2016 se classificou nos 50 metros livre.
Ainda neste sábado (27), Maria Fernanda volta à piscina em Paris para a grande decisão ao lado de Katie Ledecky (USA), Ariarne Titmus (AUS), Erika Fairweather (NZL), Summer McIntosh (CAN), Jamie Perkins (AUS), Paige Madden (USA) e Isabel Gose (GER).
(Texto: COB. Foto: Luiza Moraes / COB)