O Cruzeiro entrou em campo, na noite de segunda-feira, e somou ponto no Campeonato Brasileiro. Em compromisso válido pela 23ª rodada, o time celeste foi até a cidade de Salvador e ficou no empate contra o Vitória. Em uma noite de bastante chuva no estádio Barradão, o time da casa saiu na frente com dois gols na reta inicial da partida. Contudo, na segunda etapa, o centroavante Juan Dinenno foi acionado e anotou os gols que levaram ao empate fora de casa.
O primeiro tempo no Barradão começou com o Vitória sendo mais efetivo. Nos primeiros vinte minutos, o time da casa teve mais finalizações e deu trabalho para o sistema defensivo do Cruzeiro. Aos 21, a situação piorou quando a arbitragem enxergou um toque de braço de Lucas Silva dentro da área celeste. Após checagem no VAR, foi marcado pênalti para o Vitória. O atacante Osvaldo foi para a cobrança e converteu, colocando a equipe baiana à frente no placar.
Infelizmente, não houve tempo para o Cruzeiro respirar. Já aos 28, o Vitória chegaria ao segundo gol. Após lançamento em profundidade, a zaga celeste acompanhou bem o atacante Alerrandro, mas João Marcelo, ao tentar fazer o corte, viu a bola subir e, em seguida, Alerrando emendar uma bicicleta magnífica que não teria outro destino a não ser o fundo das redes.
Com o placar bastante favorável, o Vitória viu o cenário começar a mudar drasticamente aos 37 minutos. Em uma disputa individual, o zagueiro Neris foi desarmado no campo de defesa e puxou o atacante cruzeirense Kaio Jorge, que disparava em situação clara de gol. O árbitro não teve dúvidas e aplicou o cartão vermelho direto para o atleta adversário.
O Cruzeiro, com um atleta a mais em campo, tentou iniciar a reação para buscar a virada. Na sequência do primeiro tempo, o time celeste até teve algumas finalizações, mas sem impor uma grande pressão sobre o adversário.
Para a segunda etapa, o técnico Fernando Seabra promoveu substituições, colocando em campo alguns atletas que estavam poupados por conta da decisão desta semana contra o Boca Juniors, pela Copa Sul-Americana. Assim, alguns dos jogadores que entraram foi o meia Matheus Pereira, já na volta do intervalo, e o atacante Juan Dinenno.
O time celeste buscava encontrar brechas na defesa do Vitória durante toda a segunda etapa. E a solução veio pelo alto. Aos 32 minutos, Lucas Romero cruzou para a área buscando Dinenno. O centroavante mostrou sua maestria no cabeceio, subiu mais alto que dois marcadores e cabeceou para o chão, não dando chances para o goleiro buscar a bola no cantinho. Cruzeiro diminui!
Na sequência, o Cruzeiro continuou a explorar a jogada que deu certo minutos atrás. E Dinenno, uma vez mais, foi decisivo! Após cruzamento de Matheus Pereira, aos 38 minutos, João Marcelo cabeceou para o lado, buscando o centroavante que novamente ganhou da defesa do Vitória pelo alto e estufou as redes em novo cabeceio fatal. 2 a 2 no Barradão!
Na reta final, o Cabuloso foi à luta para buscar a virada. O volante Matheus Henrique teve a melhor situação ofensiva nos minutos finais, quando disparou um chutaço de fora da área, mas viu o goleiro do Vitória fazer uma defesaça para impedir o terceiro gol estrelado. Apesar da pressão, a partida encerrou-se com empate.
Com a igualdade no placar, o Cruzeiro soma mais um ponto e chega a 37 no Brasileirão. O resultado foi insuficiente para que a equipe recuperasse o quinto lugar na tabela, portanto a Raposa fecha a 23ª rodada na sétima posição.
Agora, porém, o elenco celeste muda a chave e passa a concentrar todas as energias na decisão da próxima quinta-feira, quando o Cabuloso enfrentará o Boca Juniors no 2º duelo das oitavas de final da Copa Sul-Americana. A grandiosa partida está marcada para 21h30 no Mineirão.
FICHA DA PARTIDA: Vitória 2x2 CRUZEIRO
MOTIVO: Campeonato Brasileiro - 23ª rodada
DATA: 19/08/2024
LOCAL: Barradão, em Salvador
ÁRBITRO: Marcelo De Lima Henrique (CBF/CE).
ASSISTENTES: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CBF/CE) e Renan Aguiar da Costa (CBF/CE).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Daniel Nobre Bins (CBF/RS).
GOLS: Juan Dinenno, aos 32min e aos 38min do 2ºT (Cruzeiro) / Osvaldo, aos 24min do 1ºT, e Alerrandro, aos 28min do 1ºT (Vitória).
ASSISTÊNCIAS - CRUZEIRO: Lucas Romero, aos 32min do 2ºT, e João Marcelo, aos 38min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Matheus Pereira, Lucas Villalba e Walace (Cruzeiro) / Léo Naldi (Vitória).
CARTÃO VERMELHO: Neris (Vitória)
CRUZEIRO
Cássio; Ramiro (Juan Dinneno), João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon (Kaiki); Lucas Romero (Walace), Lucas Silva (Matheus Pereira) e Matheus Henrique; Álvaro Barreal (Mateus Vital), Arthur Gomes e Kaio Jorge.
Técnico: Fernando Seabra
VITÓRIA
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan Vinícius (Caio Vinícius), Ricardo Ryller (Léo Naldi), Filipe Machado (Carlos Eduardo) e Matheusinho; Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro (Edu).
Técnico: Thiago Carpini
(Texto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro Oficial)