O Grêmio voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro na noite de domingo, 22. Ainda com público reduzido, mas com o apoio da torcida gremista, o Tricolor bateu o Flamengo por 3 a 2 com gols de Cristaldo, Braithwaite e Diego Costa. Com a vitória, o Grêmio subiu para 12º lugar na tabela de classificação.
Os 45 minutos iniciais começaram com a partida equilibrada e com o Flamengo tendo leve superioridade, mas aos poucos o Grêmio encaixou suas jogadas e também passou a atacar. Aos 11 minutos, João Pedro ganhou na dividida de Allan e passou para Cristaldo, o argentino ajeitou e chutou da entrada da área, no canto esquerdo do goleiro para abrir o marcador.
Atrás do placar, a equipe carioca tentou em chutes de fora da área com Alcaraz e Cleiton, mas em ambas finalizações, a bola não levou perigo a meta defendida por Marchesín. Com a pressão, o Flamengo empatou o jogo aos 24 minutos. Em jogada pela esquerda, Matheus Gonçalves driblou Reinaldo, cortou para o dentro e bateu cruzado. Em mais uma oportunidade, Carlinhos saiu do campo de defesa e recebeu em profundidade. Dodi tentou o desarme, mas a bola ficou viva para o jogador do time carioca. Na finalização, Marchesín fez difícil defesa em chute cruzado.
Depois de sofrer o empate, o Grêmio voltou a ter a bola, mas a partida seguia equilibrada. Na busca por espaços na defesa adversária, o Tricolor trocava passes da direita para esquerda, até encontrar escanteio. Na cobrança, a defesa rubro-negra afastou, Villasanti passou para João Pedro, que limpou a marcação e mandou rasteiro de perna esquerda carimbando a trave de Matheus Cunha. Nos acréscimos da primeira etapa, Alcaraz cobrou fechado, Marchesín afastou parcialmente e Reinaldo afastou definitivamente.
Na volta para o segundo tempo, a equipe do Flamengo voltou ofensiva, fazendo com que o Grêmio tivesse que contra-atacar. Nas ofensivas rubro-negras, Kannemann fez três cortes em sequência. Aos oito, Soteldo recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Monsalve, que chutou rasteiro à direita do gol. No minuto seguinte, Monsalve roubou a bola no campo de ataque e passou para Villasanti tabelar com Reinaldo para chute cruzado do lateral-esquerdo. Matheus Cunha defendeu parcialmente e Braithwaite completou pro fundo do gol: 2 a 0.
Aos 12 minutos, após agressão em Kannemann, Carlinhos foi expulso. Mesmo com inferioridade numérica, o Flamengo seguia com mais posse de bola, mas sem levar perigo à meta de Marchesín. Aos 27, João Pedro passou para Cristaldo, aberto na direita, cruzar rasteiro para defensa de Matheus Cunha. Comandando a equipe nesta partida por conta da punição do técnico Renato Portaluppi, o auxiliar técnico Marcelo Salles, fez as duas primeiras mudanças. Aos 27, Diego Costa e Edenilson entraram nos lugares de Braithwaite e Cristaldo. As trocas surtiram efeitos positivos para o Grêmio. Aos 38 minutos, Monsalve fez jogada pela linha de fundo e serviu para Edenilson, que cruzou para Diego Costa cabecear livre na área e marcar o terceiro gol gremista.
Com a vantagem no placar, Marcelo Salles fez uma tripla mudança. Mayk, Pepê e Aravena substituíram Reinaldo, Monsalve e Soteldo. Na reta final de partida, aos 45 minutos, Evertton Araújo fez jogada individual e invadiu a área. Na finalização, Marchesín defendeu parcialmente e Felipe Teresa completou.
O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira, 25, para duelo atrasado da 5ª rodada contra o Criciúma, na Arena, às 19h. Além do duelo contra a equipe catarinense, o Tricolor ainda tem uma partida atrasada a ser disputada contra o Atlético-MG, pela 6ª rodada, na Arena MRV. A data e o horário ainda serão marcados.
(Texto: Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio Oficial)