Offline

Galo joga melhor, mas empata com o Fortaleza
Futebol - Campeonato Brasileiro
Publicado em 17/10/2024

Com uma grande lista de desfalques, o Galo fez uma grande partida e empatou com o Fortaleza pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou em 1 a 1 na Arena Castelão, com Fausto Vera (de cabeça) marcando o gol da igualdade para o Atlético. A partida aconteceu na noite desta quarta-feira (16/10), na capital cearense.

O técnico Gabriel Milito precisou alterar bastante o time titular, mas a entrega e determinação dos jogadores fez a diferença. O Atlético teve as melhores chances da partida contra um dos postulantes ao título da Série A, e que vinha de 12 vitórias seguidas como mandante no torneio. Além do gol de Vera, a equipe alvinegra chegou a acertar o travessão em grande chute de Renzo Saravia. O Fortaleza teve dois jogadores expulsos.

Agora, o Atlético soma 41 pontos em 29 partidas disputadas no Brasileirão. Segue em nono lugar, mas encostando cada vez mais nas posições logo acima da tabela. O próximo jogo é no sábado, decisão da semifinal da Copa do Brasil com o Vasco, em São Januário (18h30). O Galo precisa de um empate para ser finalista da competição.

Escalação do Galo: Everson; Saravia, Igor Rabello, Bruno Fuchs e Mariano; Fausto Vera, Paulo Vitor (Otávio) e Igor Gomes (Robert); Alisson (Gustavo Scarpa), Brahian Palacios (Caio Maia) e Alan Kardec. 

O jogo – o Galo teve mais chances claras de gol do que o Fortaleza, na etapa inicial. O zagueiro Bruno Fuchs se destacou nos lançamentos, ambos para Igor Gomes. Aos 13 minutos, o meia recebeu do defensor. Igor invadiu a ponta direita e cruzou para Fausto Vera, que não acertou a bola. No rebote, Renzo Saravia veio no veneno carimbar o travessão, numa verdadeira bomba. Seria um golaço!

Logo na jogada seguinte, porém, o Fortaleza achou o gol que inaugurou o placar. A defesa do Galo não conseguiu afastar um cruzamento rasteiro, o ponta Marinho pegou a bola dentro da área alvinegra e chutou no alto, sem defesa para Everson. O Atlético não desanimou. Pelo contrário. Dentro da proposta de jogo, conseguiu bons lances ofensivos.

Brahian Palacios chegou a balançar as redes para o gol de empate, mas foi flagrado em impedimento. Ele realmente estava avançado na jogada. Na reta final da primeira etapa, outra chance de gol clara para o Galo! Novamente, Fuchs deu um lindo passe longo, pelo alto, para Igor Gomes, com grande visão de jogo. O meia atacou a bola de primeira, e ela passou raspando. O time de Milito foi para o intervalo merecendo o empate no marcador.

Gol do Galo! – Aos 2 minutos do segundo tempo, a superioridade do Atlético na partida fez justiça ao placar. Arrancada de Alisson pelo meio, toque para Igor Gomes, que abriu para Brahian Palacios. O colombiano cruzou para o volante Fausto Vera, na infiltração, cabecear no cantinho da rede, fazendo 1 a 1

O Galo continuou assustando. Desta vez, Alisson cobrou uma falta perigosa (que ele mesmo sofreu), com pouco ângulo. O time conseguia neutralizar os ataques do Fortaleza, com boa atuação dos dois laterais Saravia e Mariano (esse atuando improvisado na esquerda), além do miolo de zaga formado por Rabello e Fuchs.

O Fortaleza ficou com um jogador a menos quando Marinho agrediu Palacios com o peito após sofrer uma falta do colombiano. Aos 22′, uma boa trama ofensiva do Galo quase rendeu o gol da virada. Igor Gomes tocou rápido para Alan Kardec tocar de letra para Fausto Vera. O volante chutou de primeira, assustando João Ricardo.

Aos 32 minutos, o Fortaleza sofreu a segunda expulsão. Dessa vez, em um lance para evitar o gol do Atlético. Robert, que havia entrado no lugar de Igor Gomes, deu um lindo passe nas costas de Tinga, para o jovem estreante atacante Caio Maia (entrou no lugar de Palacios), que foi calçado por trás.

Já nos acréscimos, o Atlético esteve muito perto do gol da virada. Primeiro, Igor Gomes tocou para Alan Kardec, que cruzou para trás, e quase Scarpa alcançou a bola para empurrar sem goleiro. Depois, Robert chutou forte, de canhota, indo para fora. Em sequência, Robert deu outro bom passe de infiltração para Caio Maia, que chutou para a defesa de João Ricardo.

A vitória, se acontecesse, seria do Atlético. Uma partida de grande entrega, luta e dedicação dos jogadores para enfrentar o melhor mandante do Brasileirão! 

ala, Alan Kardec:

“Eu acho que foi um jogo dividido. Enfrentamos uma grande equipe, com grandes ambições no campeonato. No primeiro tempo, sofremos um pouco mais. Na segunda etapa, tivemos mais oportunidades. Criamos, lutamos, finalizamos. Jogo difícil, uma equipe mexida, e saímos de cabeça erguida. Estou orgulhoso do que fizemos aqui hoje”.

Agenda do Galo – agora, o foco é total nas Copas! Primeiro, o Atlético decide a disputa pela vaga na final da Copa do Brasil com o Vasco da Gama. Jogo decisivo de volta da semifinal neste sábado, às 18h30, em São Januário. O Galo treina na quinta e na sexta-feira antes da viagem ao Rio. Depois, na terça-feira, o Alvinegro recebe o River Plate para abrir a série da semifinal da Libertadores.

(Texto: Atlético. Foto: Pedro Souza/Atlético)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!