Na última terça-feira (22), a equipe da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou uma reunião com a empresa ESIG Software e Consultoria para iniciar oficialmente a implantação do novo Sistema de Gestão e Controle Acadêmico (SIGAA). O encontro marcou um passo estratégico para a modernização dos processos acadêmicos da instituição e contou com a presença do reitor Leandro Vanalli, e do diretor da DAA, Hugo Alex da Silva, reafirmando o compromisso da UEM com a inovação e a excelência na gestão educacional.
A decisão de implantar um novo sistema foi cuidadosamente estudada ao longo de vários anos pela equipe técnica da DAA, em colaboração com o Núcleo de Processamento de Dados (NPD). A nova plataforma permitirá avanços significativos na melhoria e customização de funcionalidades essenciais, fortalecendo a excelência na gestão acadêmica da UEM.
Sistema consolidado e confiável
Desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e implementado pela ESIG, o SIGAA é reconhecido pela robustez e confiabilidade, estando presente em mais de 30 instituições de ensino no Brasil, entre universidades e institutos federais. A plataforma oferece integração entre ensino, pesquisa e extensão, facilitando a gestão e o acompanhamento das atividades acadêmicas.
Etapas de implementação e cronograma
A implantação do SIGAA começa de imediato, com a instalação e configuração dos primeiros módulos. A ativação dos módulos de pós-graduação está prevista para ser concluída em até seis meses. Simultaneamente, a equipe dará início à implementação dos módulos relacionados ao ambiente virtual de aprendizagem, graduação, pesquisa, extensão, diplomas, assistência ao estudante, e demais áreas.
A migração completa de dados acadêmicos será realizada de forma gradual e cuidadosa, respeitando um cronograma que prevê a conclusão em até 48 meses, garantindo segurança e continuidade dos serviços. Durante esse período, serão realizadas customizações necessárias para adequação às normas regimentais da UEM.
Modernização e eficiência em benefício da comunidade acadêmica
O reitor Leandro Vanalli destacou a importância do novo sistema para a evolução da administração acadêmica da UEM: “Esse é um passo essencial para consolidar a modernização da gestão acadêmica, fortalecendo a nossa capacidade de crescer e inovar, sempre em sintonia com as demandas da comunidade universitária e da sociedade”.
O diretor da DAA, Hugo Alex da Silva, enfatizou as melhorias esperadas com a nova plataforma, como maior agilidade nos processos de matrícula, distribuição e promoção de turmas, controle de notas e faltas, e emissão de relatórios. Ele também ressaltou que a interface intuitiva facilitará o uso por toda a comunidade universitária, promovendo mais acessibilidade e eficiência.
Outro destaque do sistema é a integração com órgãos externos, como Capes, CNPq e a Plataforma Lattes, além do aprimoramento do Portal Público da UEM, que passará a oferecer informações mais detalhadas e de fácil acesso.
A reunião contou ainda com a participação do pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, e dos chefes das Divisões da DAA, Rodrigo Junqueira Nunes de Oliveira, Vilson Franciscon Jacob, Susana Mazur Santiago Silva, Adelise Maria Wiegert e Sandra Mayumi Mikuni. A ESIG foi representada por Tiago Medina, acompanhado pelos colaboradores Yuri Freire, Sonyelly Lopes, Eliudson Raphael, Adriana Oliveira e Williane Gomes.
(Francisco Dias Neto/UEM)