Offline

Mestrado e doutorado em Bioestatística da UEM abrem inscrições para aluno regular
Notícias de Maringá
Publicado em 05/11/2024

O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PBE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está recebendo inscrições de alunos regulares para o mestrado e doutorado, turma 2025.

As inscrições são on-line e se encerram em 30 de novembro. Para ambos os cursos, a ficha de inscrição, disponível no Sistema Geral de Inscrições (SIGPOS), da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), precisa ser preenchida, assinada e com a foto 3×4 postada, conforme tutorial SIGPOS disponível no link 

Podem se candidatar aos cursos profissionais das áreas da Estatística, Matemática, Ciências da saúde, Médicas e Biológicas e, ainda, Biomedicina, Engenharias Ambientais e Agronômicas e profissionais de áreas afins.

Vagas

O mestrado oferece até 15 vagas por ano para alunos regulares de ampla concorrência, mais duas vagas para cotistas (negros e indígenas) e mais uma para estrangeiros.

O doutorado dispõe de dez vagas por ano para alunos regulares de ampla concorrência, além de duas vagas para cotistas (negros e Indígenas), uma para Pessoas com Deficiência (PcD) e mais uma para estrangeiros.

Conforme o cronograma, o deferimento e homologação das inscrições ocorrerá dia 20 de janeiro de 2025. O período de defesa de currículo será nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, enquanto que a divulgação dos resultados está prevista para 7 de fevereiro. O prazo para recursos será de 10 a 14 de fevereiro, com matrículas (para alunos regulares e não regulares), de 17 a 28 de fevereiro. As aulas terão início em março de 2025.

Linhas de pesquisa

O PBE oferece duas linhas de pesquisa para o mestrado e doutorado. A linha “Métodos quantitativos aplicados à saúde” tem como objetivo o uso e melhoria de métodos quantitativos, visando uma melhor compreensão dos processos relacionados a área de saúde.

A linha de “Estatística aplicada” busca estudar problemas reais das áreas biológicas e afins, usando métodos estatísticos existentes e, aliados a isto, desenvolver metodologias inovadoras para uma análise eficaz.

Assim como o mestrado, o doutorado é interdisciplinar e os dois têm como meta principal proporcionar aos profissionais condições de fazer planejamentos adequados, utilizar metodologias estatísticas apropriadas e, com isso, obter resultados robustos e fidedignos em estudos da saúde, biológicos, entre outros. 

Além destes aspectos, dadas as subáreas de atuação, o profissional no final do curso deverá estar apto a compreender os fenômenos da área de saúde e biológicas e suas interrelações sociais, de modo a fazer conexões causais entre doenças e fatores de risco.

Outras informações sobre o processo de inscrições podem ser obtidas pelo email sec-pbe@uem.br, telefone: (44) 3011-5450 e também pelo site 

(Paulo Pupim/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!