Offline

Relatório Sustentabilidade 2024 da UEM destaca ações alinhadas aos 17 ODS
Notícias de Maringá
Publicado em 06/11/2024

A crescente gravidade de questões ambientais que ameaçam o futuro do planeta, como as mudanças climáticas, a redução da biodiversidade e a escassez de recursos naturais, reforça a necessidade urgente de práticas sustentáveis. Atenta a essa realidade, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem investido consistentemente em iniciativas sustentáveis que promovem um desenvolvimento em harmonia com os limites ecológicos, assegurando a preservação ambiental para as próximas gerações. 

Com o objetivo de apresentar as ações sustentáveis da UEM, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) lançou recentemente o 'Relatório Sustentabilidade 2024: Ações da Universidade Estadual de Maringá para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU'. Esta é a sexta edição do documento, publicado anualmente desde 2019. 

O relatório, com 405 páginas, compila diversas ações realizadas pela Universidade ao longo de 2023, com foco nos três pilares da sustentabilidade: social, econômica e ambiental. A seleção dos conteúdos seguiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e as iniciativas foram organizadas conforme esses objetivos, resultando em 17 capítulos que abordam cada um deles. 

Segundo o chefe da Divisão de Planos e Informações, Márcio Noveli, organizador do relatório, a publicação destaca ações que são desenvolvidas pela instituição de maneira organizada de modo a ficar mais claro como a UEM atua em relação a cada um dos ODS.

Em relação a edição deste ano, Noveli destaca as políticas institucionais relacionadas à erradicação da pobreza, que corresponde ao primeiro dos ODS da ONU. “Na ODS 1, você tem os gráficos sobre as políticas de inclusão da Universidade, bem como notícias de manutenção, como bolsas. Esse auxílio é importante no combate à pobreza”, detalha Noveli. 

A maior parte do conteúdo consiste em uma seleção das notícias publicadas pela Assessoria de Comunicação Social (ASC) da UEM, sendo apresentadas de forma resumida, mas com links que permitem o acesso aos materiais originais. Conforme a metodologia utilizada no relatório, todas as atividades catalogadas podem estar relacionadas a dois ou três ODSs diferentes, com impactos positivos múltiplos. Ao final de cada capítulo, foi apresentada uma lista com os projetos relacionados ao respectivo ODS. Os projetos podem aparecer em mais de um ODS, mas as atividades relatadas não se repetem. 

Na apresentação do relatório, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, que completaram dois anos à frente da gestão da Reitoria, em outubro, apresentaram alguns resultados expressivos na área de sustentabilidade ao longo de 2024. A UEM tem se destacado em rankings internacionais, como o QS Sustainability Ranking 2024 publicado, em outubro, pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em avaliar instituições universitárias no mundo todo. Este ranking coloca a UEM entre as universidades mais sustentáveis do Brasil em 2024 e também como a melhor entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná. 

A Reitoria destaca também que a Universidade foi reconhecida pelo Instituto ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), em parceria com a ONU, com o Selo ODS Ouro por três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024), e o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu o mesmo selo em 2023 e 2024. Para reitor e vice-reitora, esses reconhecimentos demonstram o compromisso da Universidade com um ambiente sustentável e com a saúde das pessoas, áreas que são interligadas e de fundamental importância. 

>>> Acesse o Relatório Sustentabilidade 2024  

 

17 ODS da ONU 

1- Erradicação da Pobreza

2- Fome Zero e Agricultura Sustentável

3- Saúde e Bem-Estar

4- Educação de Qualidade

5- Igualdade de Gênero

6- Água Potável e Saneamento

7- Energia Limpa e Acessível

8- Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9- Indústria, Inovação e Infraestrutura

10- Redução das Desigualdades

11- Cidades e Comunidades Sustentáveis

12- Consumo e Produção Responsáveis

13- Ação Contra a Mudança Global do Clima

14- Vida na Água

15- Vida Terrestre

16- Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17- Parcerias e Meios de Implementação 

(Marilayde Costa/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!