A Prefeitura de Maringá conquistou a maior nota entre todos os municípios do Paraná em avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) sobre a atuação das unidades de controle interno. A Secretaria de Compliance e Controle, a primeira criada no Paraná, obteve pontuação de 9,85, em uma escala de 0 a 10. O resultado, além de reforçar a eficiência da gestão municipal, destaca a transparência dos atos e das contas públicas municipais.
Na estrutura da Prefeitura de Maringá, a Secretaria de Compliance e Controle representa a unidade de controle interno e que foi avaliada pelo TCE. O Tribunal de Contas do Estado avaliou os instrumentos de planejamentos de atividades, a alocação de recursos municipais, a instrumentalização dos processos e a realização dos serviços de auditoria interna, incluindo os resultados dos monitoramentos. No Paraná, Maringá conquistou a maior nota entre os 399 municípios e ainda ficou entre as duas cidades que conquistaram nota superior a 9.
O prefeito Ulisses Maia destaca que a avaliação do Tribunal de Contas reforça a eficiência dos atos da gestão municipal. “Maringá foi a primeira cidade do Paraná a implantar uma Secretaria de Compliance e Controle, reforçando todos os processos de auditorias internas do município e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados às pessoas. A maior pontuação neste levantamento do TCE reforça o pioneirismo e inovação implantados pela nossa gestão. Chegamos ao oitavo ano de mandato com o melhor controle interno do Paraná, Selo Diamante em transparência pública por dois anos consecutivos e quatro vezes a melhor cidade do Brasil para viver”, disse.
O secretário de Compliance e Controle, Maurício Domingos, afirma que a pontuação é reflexo do trabalho desenvolvido pela gestão municipal. “Esse resultado demonstra o compromisso do município, que tem se destacado pela ética e integridade nos processos e em todos os serviços públicos”, diz.
(Texto: PMM. Foto: Thiago Louzada/PMM)