A Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou, nesta semana, um reforço das ações de manutenção das áreas verdes do câmpus de Maringá, com serviços de roçada, podas de árvores e retirada de galhos. Para isso, o Gabinete da Reitoria, por meio do Escritório de Projetos e Processos (EPP), adquiriu dois novos veículos.
Um dos tratores é da marca Mahindra, modelo 6075, de 80 CV e o outro é um Giro Zero Husqvarna, modelo Z560X. O investimento total nos dois equipamentos foi de R$ 350 mil e o objetivo é a otimização da limpeza e da manutenção do câmpus.
O coordenador do Parque Ecológico, Edson Gonçalves Simoni, é o responsável pelo planejamento, pela execução e pelo acompanhamento dos serviços. Os servidores Sidinei Silvério da Silva e Canuto Vieira Netto estão atuando como gestor e fiscal, respectivamente, do serviço de mão de obra terceirizada de roçadas e limpeza.
De acordo com Silva, a meta estabelecida é de que 100% do campus esteja roçado nos próximos 15 dias. “E, a partir disso, pretendemos manter todas as áreas verdes adequadas de forma permanente”, afirmou. Para os serviços, o campus foi dividido em três áreas geográficas.
Parque Ecológico conectado
A partir da última sexta-feira (31), foi disponibilizado o serviço Parque Ecológico Online, acessível em cpr.uem.br/parque/. A plataforma visa potencializar as manutenções, especialmente em casos de urgência ou emergência.
A ideia é de que a comunidade interna entre em contato por meio do canal ao identificar alguma situação que exija atenção imediata. A equipe do Parque Ecológico estará de prontidão.
Para deixar a UEM de cara nova, dois projetos complementares serão implementados até o final do primeiro semestre. Eles representam uma parceria entre o EPP e a Prefeitura do Campus (PCU).
Os setores vão gerenciar a contratação de uma empresa especializada para limpeza de calçadas, demarcação de trânsito em vias e estacionamentos, e pintura de meio-fio; além da troca de placas externas e internas de identificação, com textos em português e inglês e padronização de layout/design.
Segundo o reitor da UEM, Leandro Vanalli, “essas iniciativas reforçam o compromisso da gestão com um campus mais limpo, organizado e sustentável”, afirmou.
Sustentabilidade
As ações de manutenção colaboram para a sustentabilidade da UEM. A instituição, juntamente com a Universidades Estadual de Londrina (UEL), lidera Ranking Universitário Mundial de Sustentabilidade 2025 da empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS). As duas são reconhecidas como as instituições de ensino superior mais sustentáveis do Paraná.
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)