Celeridade, planejamento estratégico e foco no desenvolvimento de Maringá. Esses foram os pilares que nortearam as ações da Prefeitura de Maringá nos primeiros 30 dias de trabalho em 2025. As ações de limpeza, infraestrutura e plantio ganharam mais celeridade e os serviços eficientes contribuíram para a manutenção de uma cidade bem cuidada. O município também reforçou a segurança pública, com maior presença da Guarda Civil Municipal nos espaços públicos, e investiu em ações para promoção da cultura, cidadania e igualdade de direitos.
“Cuidar das pessoas é o nosso compromisso diário e isso representa garantir serviços públicos que sejam eficientes, inovadores e humanizados. Neste primeiro mês do ano, trabalhamos de forma intensa para cuidar da nossa cidade, garantindo mais qualidade de vida aos maringaenses”, diz o prefeito Silvio Barros. A vice-prefeita Sandra Jacovós destaca que o trabalho seguirá para garantir a melhor prestação de serviços à comunidade. “A população pode contar com o município. Estamos comprometidos com ações que vão fazer a diferença em suas vidas”, finalizou.
Para melhorar a infraestrutura urbana, a Prefeitura de Maringá iniciou em janeiro as obras que podem solucionar o problema histórico de alagamentos na Avenida Morangueira. Os serviços, que devem durar pouco mais de dois meses. Com planejamento estratégico, o município também ampliou o serviço de recolhimento de inservíveis, sem nenhum custo adicional, e retomou o funcionamento total da Pedreira Municipal, com a volta da produção na fábrica de tubos e da usina de asfalto.
Com foco na segurança e bem-estar da comunidade, o município iniciou a operação Maringá Mais Segura. A iniciativa, que fortaleceu a presença da Guarda Civil Municipal em espaços estratégicos, atendeu cerca de 800 ocorrências e conduziu 49 pessoas para a delegacia. As equipes também atuaram na recuperação de veículos com indicativos de furto ou roubo e na prevenção de crimes.
Com foco na segurança dos distritos, o município implementou efetivo para atendimento e patrulhamento 24 horas em Iguatemi. Outra medida foi a utilização do micro-ônibus da Guarda Civil Municipal como ponto de policiamento móvel na região da Vila Olímpica. Também foram implantadas a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), um serviço tático especializado, e a Patrulha Ambiental, para coibir crimes contra o meio-ambiente e de maus-tratos aos animais. A Prefeitura de Maringá também reativou 11 veículos da Guarda Civil Municipal que estavam parados e voltaram a reforçar a segurança da cidade.
Maringá inovadora - Com foco na atração de negócios do futuro, o município iniciou o processo de criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Por meio da ZPE, será instalado o maior data center da América Latina para o processamento de dados por meio de Inteligência Artificial (IA). Com a ZPE, a ideia é promover o desenvolvimento industrial, ampliar a competitividade econômica e gerar empregos a partir da concessão de benefícios e de incentivos fiscais e cambiais exclusivos.
O programa ‘Maringá + Fácil’, criado pelo município em janeiro por meio de decreto assinado pelo prefeito Silvio Barros, também é outra medida inovadora para melhoria dos serviços públicos. Maior programa para desburocratização do município, a iniciativa prevê uma grande mobilização em todas as secretarias e órgãos da Prefeitura para simplificação de normas, atos e procedimentos administrativos municipais, eliminando formalidades e exigências excessivas ou desnecessárias.
Maringá mais próxima das pessoas - No início de janeiro, o prefeito Silvio Barros e a vice-prefeita Sandra Jacovós também iniciaram o atendimento presencial à comunidade, marcando o início de um canal de diálogo direto com os maringaenses. Com atendimento presencial às quintas-feiras e às sextas-feiras, das 6h às 8h, o prefeito e a vice-prefeita receberam mais de 100 pessoas.
O acolhimento e promoção da igualdade de direitos também foram pilares do primeiro mês, com ampliação de oportunidades para a juventude e a população migrante. Apenas em janeiro, foram mais de 125 migrantes atendidos com serviços da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes. Além disso, em parceria com a Ambev, foram ofertadas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, e por meio do Centro Universitário Cidade Verde houve abertura de um vestibular específico com oportunidades para migrantes.
Na Semana de Visibilidade Trans, realizada no final de janeiro, o mutirão de empregabilidade reuniu a participação de 13 empresas para oferta de 269 vagas de emprego para pessoas trans. Durante a ação, foram preenchidas 54 vagas e diversas pessoas foram encaminhadas para outras oportunidades.
A promoção da saúde dos maringaenses é outra marca deste primeiro mês do ano, com a intensificação das campanhas de vacinação e melhorias nas unidades de saúde. Apenas na campanha de vacinação contra a dengue, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, foram aplicadas mais de 900 doses em janeiro.
Como não pode faltar brincadeira e diversão nas férias, a Prefeitura também promoveu atividades de entretenimento, cultura e lazer com as oficinas no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) e as atividades nas bibliotecas municipais. No CAC, foram 10 oficinas ofertadas e mais de 130 participantes, reforçando o compromisso do município com a promoção do lazer e cultura.
As pesquisas de preço do Procon auxiliaram os consumidores neste início de ano, com levantamentos sobre gás de cozinha, materiais escolares, combustíveis e outros. O órgão de defesa do consumidor realizou 1476 atendimentos presenciais e mais de 60 orientações em atendimentos itinerantes nas feiras livres e outros espaços da cidade.
Cuidado com os pets - Os pets também receberam atenção especial neste início de ano. Mais de 200 castrações gratuitas de cães e gatos foram realizadas em Maringá por meio do programa CastraPet, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o município. O município também anunciou em janeiro, junto com as demais festividades do Carnaval 2025, o CarnaPet, folia específica para pets e tutores, que ocorrerá em 2 de março, no Parque do Ingá.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)