Offline

Em Maringá, Mostra de Habilidades destaca talentos dos moradores do Condomínio do Idoso
Notícias de Maringá
Publicado em 06/02/2025

Na quarta-feira, 5, os moradores do Condomínio do Idoso realizaram apresentações culturais e outras atividades artísticas durante a Mostra de Habilidades, organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social. Os 85 idosos que vivem no local apresentaram atividades praticadas durante as oficinas ofertadas no condomínio e que proporcionam entretenimento.

 

“A Mostra de Habilidades permite que os idosos fortaleçam os vínculos e compartilhem talentos. É uma iniciativa que valoriza a forma como eles veem a vida e tudo o que podem ensinar”, disse a vice-prefeita Sandra Jacovós, que participou do evento. O município oferece diversas oficinas no Condomínio do Idoso, como música, artes, violão e pintura em guardanapos. Para promoção da saúde e bem-estar dos moradores, também são realizadas aulas de ginástica e jogos adaptados.

 

O secretário da Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, destacou a importância da Mostra para envolvimento dos idosos. “O evento é fundamental para motivar esses idosos a continuarem participando das ações e a revelarem habilidades que, muitas vezes, nem sabiam que tinham", afirmou.

 

Durante a Mostra de Habilidades, Graça Maria cantou "Não Deixe o Samba Morrer", da cantora Alcione, e foi acompanhada por outros moradores que dançaram e cantaram com entusiasmo. Aos 72 anos, Graça Maria mora no Condomínio do Idoso há um ano. “Eu me emociono porque preciso acreditar em mim. Voltei a cantar porque essas mulheres me ajudaram. Agradeço a Deus por elas, que me ajudam a voltar ao mundo e a viver novamente.” Graça Maria também faz aulas de violão e sonha em ter aulas de canto. “Eu sou apaixonada pela Clara Nunes, Alcione, Maria Bethânia, Ana Carolina, e aquela menina, a Marisa Monte”.

 

Outro participante da mostra, Nelson José de Souza mostrou-se um excelente dançarino durante o evento. Aos 69 anos, participa das aulas de artes marciais, ginástica, dominó, violão e já ganhou algumas medalhas em competições voltadas para a terceira idade. De acordo com ele, no Condomínio dos Idosos todos se ajudam e, quando há disposição, tem atividade para todos os dias. “Por isso há motivos para sempre estar alegre. Aqui é um pedacinho do céu”, disse emocionado.

 

Maria José Maia Teixeira e Euzébio Teixeira são os primeiros moradores do Condomínio e vivem no local há 14 anos. No local, Maria participa de diversas atividades, incluindo pintura e bordado, e das competições voltadas para a terceira idade. “Não há como sentir solidão aqui, temos amizade com todos e sempre procuramos ajudar aqueles que precisam. As pessoas são muito unidas aqui”, afirmou.

 

Oficinas contribuem para envelhecimento saudável - Segundo Lindamir Schiavon, gerente de Promoção da Pessoa Idosa, as oficinas ofertadas no Condomínio do Idoso têm como objetivo estimular o cognitivo, exercitando a atenção e a coordenação motora por meio de ações temáticas. As ações também envolvem os idosos que ainda não se sentem confortáveis para participar das atividades. Trata-se de uma oportunidade para fortalecer a confiança dos moradores.

 

“É muito interessante e gratificante observar a transformação desses idosos, pois muitos chegavam em situações de vulnerabilidade. Aqui no Condomínio, eles encontram uma nova realidade e ganham mais qualidade de vida”, diz Lindamir Schiavon.

 

As oficinas também são essenciais para a integração dos residentes. Segundo a gerente de Promoção da Pessoa Idosa, as aulas criam vínculos, memórias, afetos e promovem a troca de experiências e reflexões. Além das oficinas, o Condomínio do Idoso tem um grupo de fortalecimento de vínculos e recebe visitas mensais de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) e de estudantes de instituições de ensino superior, o que estimula a interação e o aprendizado.

 

Sobre o Condomínio do Idoso - Coordenado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), o Condomínio do Idoso é destinado prioritariamente para pessoas com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social. Para ter acesso às unidades, os idosos não podem ter residência em nome próprio. Também é necessário que sejam independentes para a vida diária, tenham renda familiar de até dois salários mínimos, estejam cadastrados no programa municipal de habitação e no Cadastro Único e sejam acompanhados pelos serviços socioassistenciais do município. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!