A Seleção Brasileira Sub-20 ficou bem perto de garantir vaga no Mundial Sub-20 ao derrotar a Colômbia por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (7), pelo Sul-Americano da categoria, em Caracas, na Venezuela. A equipe disputa o hexagonal final do torneio, que classificará quatro seleções para a Copa do Mundo, em setembro e outubro deste ano, no Chile. O gol do jogo foi marcado por Iago.
Como sediará o Mundial, o Chile já tem vaga assegurada. Participam do hexagonal no Sul-Americano, além de Brasil e Colômbia, as seleções do Uruguai, Paraguai, Argentina e o próprio Chile. Portanto, Brasil, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Argentina disputam quatro vagas.
Na estreia do hexagonal, a Seleção Brasileira venceu o Uruguai por 1 a 0. Agora, com novo triunfo e pelo mesmo placar, pulou para seis pontos.
O gol de Iago surgiu logo no início do jogo, com apenas 5 minutos. Foi após uma cobrança de escanteio feita por Pedrinho. Iago subiu mais alto que toda a zaga da Colômbia e cabeceou com firmeza, sem defesa para o goleiro.
O Brasil seguiu no ataque, querendo ampliar o placar. Ao mesmo tempo, a Colômbia não se retraiu e o jogo ficou aberto. Aos 41, o goleiro Felipe Longo cortou com um soco um escanteio. Na sobra Villarreal quase empatou. Aos 43, em outra investida colombiana, o goleiro do Brasil afastou o perigo.
No segundo tempo, a partida continuou equilibrada. O Brasil fechava bem o meio e isso dificultava o jogo da Colômbia, que, no entanto, esteve por empatar aos 10 minutos, mas Felipe Longo salvou com o pé direito. Aos 13, Breno Bidon viu o goleiro Jordan Garcia longe do gol e tentou o chute do meio campo. Mas não teve sorte.
Aos 23, Pedrinho arriscou outro chute de fora da área. A bola desviou na marcação e saiu pela linha lateral. No minuto seguinte foi a vez de Gustavo Prado tentar pelo Brasil. Fez bonita jogada na entrada da área e concluiu sem sucesso.
O lance mais emocionante no segundo tempo teve o protagonismo, mais uma vez, de Iago. Ele cortou mal um cruzamento na área e a bola ficou na medida para Villarreal empatar. O jogador colombiano soltou a bomba, mas Iago conseguiu interceptar a tempo.
No finalzinho, Igor foi expulso, mas o Brasil soube se defender e até que arriscou uma nova ida ao ataque, com um chute de Pedrinho, em que a bola bateu na trave.
(Texto: CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF)