O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou o edital que concede apoio financeiro para Professores Visitantes Internacionais. O programa disponibiliza uma bolsa para cada Centro de Ensino da instituição, composta por seis parcelas mensais de US$ 1.500, aproximadamente R$ 8.655,00, conforme a cotação vigente na data de publicação do edital.
Cada Centro de Ensino tem autonomia para definir o número de beneficiários dentro do limite das seis parcelas. Dessa forma, um a seis professores visitantes podem ser contemplados, desde que respeitadas as diretrizes do edital e o cronograma estabelecido.
Os Centros de Ensino devem encaminhar as propostas selecionadas até 11 de abril. A divulgação dos projetos aprovados será realizada no dia 15 de abril, na página do ECI. A contratação dos professores está prevista para iniciar a partir de 5 de maio.
Para concorrer à bolsa, os candidatos devem ter título de doutor ou equivalente e comprovar produção científica ou tecnológica relevante nos últimos cinco anos, com impacto significativo na área de atuação. A proposta deve ter vigência durante o ano de 2025, sendo concluída até 28 de novembro, com envio do relatório final ao ECI até 5 de dezembro de 2025. Para estadias superiores a três meses no Brasil, será necessária a obtenção de visto.
O Professor Visitante Internacional deverá realizar uma série atividades na UEM, entre elas: ministrar palestra, workshop de curta duração ou curso de extensão, em inglês, espanhol ou francês; ministrar disciplina concentrada na pós-graduação em inglês, espanhol ou francês; e elaborar artigos científicos em coautoria com colegas locais a serem submetidos a periódicos especializados.
A bolsa para Professor Visitante Internacional tem o objetivo incrementar a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa; apoiar atividades internacionais dos programas de pós-graduação; contribuir para o aprimoramento do ensino, atualizando conteúdos e práticas de ensino e aprendizagem; contribuir para a inovação; incrementar o intercâmbio científico; fortalecer o processo de internacionalização em casa; promover a interculturalidade; fomentar a construção de competências globais; e aprimorar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (ODS 17), com vistas a colaborações e alianças internacionais robustas, consoante com a Política Linguística e a Política de Internacionalização da UEM.
Para o reitor Leandro Vanalli, ao promover a vinda de professores e pesquisadores de destaque internacional, a bolsa para o professor visitante dentro do programa ECI, possibilita a criação de novas redes de pesquisa com pesquisadores de outras instituições e países, além do desenvolvimento de projetos inovadores e a troca de conhecimentos e experiências, impulsionando a produção científica da UEM, fortalecendo sua posição como instituição de ensino e pesquisa de excelência no cenário nacional e internacional.
Essa ação é uma iniciativa do ECI, com apoio da Reitoria, do Conselho de Administração (CAD) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PLD), utilizando recursos próprios da UEM.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail eciiec@uem.br ou visite o site www.eci.uem.br. Acesse o edital completo aqui.
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)