Já rebaixado para a Segundona do Campeonato Paranaense no ano que vem, o Paraná Clube recebeu o Coritiba neste sábado (15), na Vila Capanema, pela rodada final da primeira fase do Paranaense dos Clássicos 2025. Com gols de Vini Paulista e Dellatorre e um pênalti defendido por Pedro Morisco, o Coxa venceu por 2×0.
Com o resultado, o Alviverde termina a primeira fase na terceira colocação, com 20 pontos e vai enfrentar o Maringá nas quartas de final da competição. Já o Paraná Clube, se despediu de forma melancólica da primeira divisão, com derrota e com o rebaixamento confirmado com uma rodada de antecipação.
Os gols e melhores momentos do campeonato você encontra na TV FPF no YouTube!
O jogo
O clima tenso de antes da partida, com protestos da torcida do Paraná Clube, se refletiu em campo. Nervoso, o Tricolor se deixou dominar pelo Coritiba no início do jogo. Já aos 3 minutos Everaldo arriscou e obrigou o goleiro Thiago Santos a fazer a defesa.
Logo depois, aos 6’, Matheus Bianchi na cara do gol, chutou cruzado e a bola passou tirando tinta da trave. O Paraná respondeu aos 11’, com Rikelmi, que ganhou na corrida e mandou à direita do goleiro Pedro Morisco.
O gol coxa-branca aconteceu aos 16’, quando Everaldo cruzou e Vini Paulista, com uma cabeçada certeira, abriu o placar. 0x1.
Na metade do primeiro tempo, o Tricolor melhorou em campo e passou a levar mais perigo, com Erik Bessa e Rikelmi. Aos 30’ o camisa 11 mandou uma bola na trave! E logo depois, aos 36’, o mesmo Rikelmi recebeu na área, girou, mas mandou em cima do goleiro.
Ainda na primeira etapa, o Paraná ficou com um jogador a menos, quando Diego Ivo foi expulso. Foi a senha para o Coritiba fazer mais um. João Almeida, cruzou e Dellatorre fez de cabeça aos 47’, fechando 0x2.
Na segunda etapa o Paraná começou com uma boa chance de Carlos Dias, que mandou por cima do gol, aos 15’. Aos 23′ foi a vez do Coritiba quase marcar, com Machado, de fora da área, mandando a bola na rede pelo lado de fora.
O ritmo do jogo caiu, até que, aos 35’, o árbitro deu pênalti a favor do Paraná. Diego Tavares foi derrubado por Fracchia e o próprio Diego Tavares foi para a cobrança, chutando fraco, no meio do gol, facilitando a defesas do goleiro Pedro Morisco.
Com as oportunidades desperdiçadas, a partida terminou com o placar de 2×0 para o Coxa.
Agenda
O Coritiba volta a campo pelas quartas de final do Paranaense dos Clássicos 2025 contra o Maringá, jogando a primeira partida fora de casa. Já o Paraná Clube encerra a participação na competição como um dos clubes rebaixados à Segundona de 2026.
(Texto: FPF. Foto: JP Pacheco/Coritiba)