Na terça-feira, 18, a Prefeitura de Maringá reuniu profissionais das áreas de licenciamento de atividades econômicas e contabilidade para o primeiro encontro do programa ‘Maringá + Fácil’. Promovido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), o evento reuniu representantes de 80 escritórios de contabilidade de Maringá e região.
O encontro foi a primeira reunião setorizada do programa ‘Maringá + Fácil’, que busca desburocratizar e garantir mais eficiência e agilidade aos serviços municipais. Os próximos encontros serão voltados aos setores de meio ambiente e construção civil.
O primeiro compromisso da Prefeitura para garantir andamento ao ‘Maringá + Fácil’ foi estabelecer diálogo com os setores, ouvindo demandas sobre licenciamentos e fiscalização. Durante o evento, os contadores apresentaram dificuldades enfrentadas, além de sugestões para melhorias nos processos de retirada de alvarás, vigilância sanitária e exigências do Corpo de Bombeiros. Todas as propostas serão analisadas e respondidas pelo Comitê Municipal de Desburocratização do programa ‘Maringá + Fácil’.
“O município tem investido em uma cultura de automatização dos fluxos de trabalho para preservar um ativo precioso de todos nós, que é o tempo, garantindo mais eficiência e eficácia aos nossos processos”, afirmou o secretário da Fazenda, Carlos Augusto Ferreira.
O secretário de Governo, Coronel Marcelo Pessôa, destacou a importância da iniciativa. “Esse encontro permite identificar os entraves, compreender as dificuldades enfrentadas pelos setores e ouvir propostas daqueles que vivenciam essa realidade. Nosso objetivo é facilitar a vida de todos”, afirmou.
O programa Maringá + Fácil foi instituído por meio de decreto assinado pelo prefeito Silvio Barros. O objetivo é simplificar normas, atos e procedimentos administrativos municipais. A iniciativa prevê a mobilização de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura para reduzir formalidades e eliminar exigências excessivas.
(Texto: PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)