O Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico (Provent), focado no atendimento da comunidade interna da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e seus dependentes, está completando 27 anos de atividades. Criado em 1998 como um projeto de extensão da UEM, o Provent consolida-se como um grupo fundamental de apoio e acolhimento a servidores e alunos no enfrentamento às drogas e ao alcoolismo.
O Provent surgiu de forma multidisciplinar em um período em que ainda não existiam redes de atenção como a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas).
Helena Ramos, assistente social da UEM, membro do Provent e presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), destaca que ainda há muita desinformação sobre o tema e que o consumo de substâncias tem aumentado, especialmente em relação ao álcool durante e após a pandemia.
Diante desse cenário, Helena acredita que “é preciso trabalhar na disseminação de informações para a prevenção e empoderar as pessoas para que tomem decisões conscientes sobre suas vidas”.
O Provent concentra-se especialmente na questão do álcool, substância presente em praticamente todos os eventos sociais. Sua atuação baseia-se na política de redução de danos, buscando conscientizar o consumidor sobre os efeitos do que está ingerindo, a fim de evitar danos a si mesmo ou a terceiros.
Por outro lado, há casos em que o uso se torna problemático, levando à perda de controle e ao desenvolvimento de patologias que podem resultar em violência e outros problemas sociais.
Focado na comunidade universitária, o Provent tem desenvolvido campanhas de prevenção, divulgando suas ações em datas alusivas ao tema e integrando o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.
“A prevenção é uma tarefa diária essencial. Já faz parte do tratamento, pois sabemos que cada indivíduo reage de forma diferente. Para alguns, a droga afeta a saúde física; para outros, impacta principalmente a saúde emocional”, analisa a assistente social.
Entre as substâncias ilícitas, a maconha ainda se destaca pelo consumo, embora seu uso medicinal tenha sido autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Serviço
O Provent está localizado no Bloco 2, no Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho da UEM. Telefone para contato: (44) 3011-4520.
(Marcelo Bulgarelli/UEM)