Offline

Carnaval de Maringá ocorre neste fim de semana
Notícias de Maringá
Publicado em 27/02/2025

Com programação diversa e ações descentralizadas, o Carnaval 2025 da Prefeitura de Maringá começa nesta sexta, 28, com o ‘Samba na Praça’ em Iguatemi, e segue até terça-feira, 4. Durante os cinco dias de folia, haverá diversas ações espalhadas pela cidade, incluindo distritos de Floriano e Iguatemi (confira abaixo a programação).

 

A edição deste ano terá mais dias de festa e com mais eficiência e otimização de recursos. Para garantir a diversão dos foliões, a Prefeitura de Maringá preparou algumas orientações importantes, principalmente para a festa na Vila Olímpica.

(Fonte: PMM)

 

Qual a programação da folia neste ano?

Sexta-feira, 28 de Fevereiro

Samba na Praça

Onde: Praça Luiz Moreira de Carvalho, no distrito de Iguatemi

Horário: 20h

 

Sábado, 1º de março

Bloquinhos de Carnaval (Vila Olímpica)

Onde: Vila Olímpica (entrada pela Avenida Duque de Caxias)

Horário: 14h às 21h

Samba na Praça

Onde: Praça Professora Rachel Dora Paraná Pintinha, no Jardim Alvorada (Praça da Casa da Cultura e Biblioteca do Jardim Alvorada)

Horário: 16h

 

Domingo, 2 de março

CarnaPet - com concurso de fantasias e folia especial para os pets

Onde: Parque do Ingá (portão principal)

Horário: 10h

Bloquinhos de Carnaval (Vila Olímpica)

Onde: Vila Olímpica (entrada pela Avenida Duque de Caxias)

Horário: 14h às 21h

Samba na Praça

Onde: Praça Zumbi dos Palmares, no Santa Felicidade

Horário: 17h

 

Segunda-feira, 3 de março

Samba na Praça

Onde: Praça Central do distrito de Floriano

Horário: 19h

 

Terça-feira, 4 de março

Matinê de Carnaval para as crianças

Onde: Salão de Eventos do Parque do Japão

Horário: 15h às 18h

 

Como participar da festa? Precisa de ingresso?

Para participar do Carnaval na Vila Olímpica e da matinê infantil no Parque do Japão, os foliões deverão realizar a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento. Cada quilo de alimento garante uma pulseira válida como ingresso. Não haverá retirada antecipada de ingresso.

Para o evento no Parque do Japão, é necessário que todos os participantes, incluindo os pais, responsáveis e as crianças, realizem a doação de 1 kg de alimento na entrada da folia. Todo alimento arrecadado será encaminhado para instituições assistenciais.

Não haverá necessidade de troca de alimento para as ações do ‘Samba na Praça’. No CarnaPet, haverá arrecadação de ração, que será destinada a instituições que atuam na proteção animal.

 

Posso usar a mesma pulseira nos dois dias de evento?

A pulseira será válida apenas para o dia do evento, não sendo possível usar a mesma pulseira no outro dia. Para cada dia de folia, é necessário realizar a doação de um 1 kg de alimento na entrada do evento e contribuir com as instituições assistenciais.

 

Quem pode participar dos eventos?

Na Vila Olímpica, será permitida a entrada apenas de pessoas maiores de 18 anos. Será obrigatória a apresentação de documento oficial com foto ou versão digital de documento emitido por aplicativo oficial. Haverá revista completa dos participantes.

Os demais eventos tem classificação indicativa livre.

 

O Carnaval deste ano terá mais folia com mais eficiência?

Isso mesmo. Além de proporcionar diversão, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, também priorizará a gestão eficiente dos recursos públicos. Em parceria com a UniCesumar, foi cedida a carreta-palco para o ‘Samba na Praça’, o que representa economia de R$ 50 mil. Os bloquinhos de carnaval vão realizar a doação de 50 latas de tinta spray para a revitalização do graffiti da Vila Olímpica. No total, o evento terá uma economia de R$ 80 mil em relação ao ano anterior.

Além disso, a folia vai promover a solidariedade, com arrecadação de alimentos para instituições assistenciais e ração para Ongs que atuam em prol da causa animal.

 

Confira mais informações sobre a folia na Vila Olímpica:

Como será o acesso na estrutura da Vila Olímpica?

No sábado, 1º, e domingo, 2, a festa será realizada na Vila Olímpica. O espaço terá proteção com grades e será fechado, com verificação de identidade, revista e colocação de pulseira na entrada.

A segurança será reforçada, com agentes da Guarda Civil Municipal e segurança terceirizada. Além disso, a estrutura contará com quatro ambulâncias, brigadistas e 83 banheiros químicos. Não haverá guarda-volumes.

 

Haverá interdição na região da Vila Olímpica?

Para a realização da festa, o binário da direita da Avenida Duque de Caxias, no trecho entre a Avenida Prudente de Moraes e a Avenida Colombo, será interditado. O trânsito para veículos seguirá normal no binário da esquerda. O bloqueio será das 13h às 21h, tanto no sábado, 1º, como no domingo, 2.

 

Posso entrar com bebida no evento?

A população poderá levar cooler com bebidas, desde que o conteúdo não esteja em garrafas de vidro, que são proibidas no evento.

 

O que não pode levar na folia da Vila Olímpica?

Não será permitida a entrada com recipientes e embalagens de vidro, armas brancas e objetos perfurocortantes; sprays e aerosóis; fogos de artifício e sinalizadores; substâncias ilícitas; capacetes, bastões ou guarda-chuvas; bastões de selfie; tripés; drones; caixas de som ou instrumentos musicais; e cadeiras.

 

O que levar na folia?

Os foliões devem levar documento pessoal com foto, água, protetor solar, óculos de sol, boné e chapéu ou capa de chuva, além de fantasias e muitos acessórios de Carnaval para cair na folia.

 

Secretarias municipais atuam de forma integrada no Carnaval

O Carnaval de Maringá é realizado pela Prefeitura com o trabalho integrado entre diversas secretarias. Confira a atuação de cada secretaria no evento:

 

  • Secretaria de Cultura: Organização e realização do evento
  • Secretaria de Segurança Pública: Segurança dos foliões, com presença de equipes da Guarda Civil Municipal, especialmente na Vila Olímpica
  • Secretaria de Mobilidade Urbana: Organização do fluxo de trânsito
  • Secretaria de Esporte e Lazer: Infraestrutura da Vila Olímpica
  • Secretaria da Criança e do Adolescente: Atividades infantis no Parque do Japão, com pintura facial, máscaras e outras ações
  • Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres: Coordenação da campanha “Assédio não é Folia”. Serão distribuídos materiais de conscientização com os canais de denúncias, além de conscientização dos foliões
  • Secretária da Saúde: Apoio aos foliões, além da entrega de preservativos e conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
  • Secretaria de Limpeza Urbana: Limpeza e manutenção dos espaços antes e após os eventos
Comentários
Comentário enviado com sucesso!