A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, sediou nesta terça-feira, 25, uma oficina do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) sobre o Programa SUS Digital. O evento reuniu gestores e técnicos da região Macro Noroeste, da 15ª Regional de Saúde, formada por mais de 115 municípios, para debater o processo de modernização da gestão da saúde pública.
A iniciativa visa estruturar os Planos Macrorregionais de Transformação da Saúde Digital, que serão realizados por meio do Programa SUS Digital. Com a implantação do programa, haverá integração de dados entre municípios, o Estado e o Governo Federal, a digitalização dos serviços de saúde e o acesso facilitado a atendimentos, exames e encaminhamentos.
O secretário de Saúde de Maringá e presidente do Cosems da 15ª Regional de Saúde, Antonio Carlos Nardi, destacou que “a integração dos sistemas de dados entre as três esferas do poder público permitirá que os profissionais de saúde acessem o histórico do paciente em qualquer lugar do País. Com isso, haverá redução do tempo de espera em consultas e mais eficiência na tomada de decisão”, afirmou o secretário.
Na oficina também foram debatidos temas como atendimento remoto para ampliar a cobertura e reduzir filas, capacitação para a utilização de novas ferramentas digitais, proteção dos dados dos pacientes, privacidade nas interações digitais e indicadores de saúde para criação de políticas públicas mais efetivas.
O assessor técnico do Cosems-PR, João Felipe Marques da Silva, que conduziu a primeira palestra do evento, falou em nome do Presidente do Cosems-PR, Fábio de Mello. "É fundamental debater sobre o uso de novas tecnologias e sobre as transformações necessárias para garantir mais acesso e cuidado à população”.
(Texto: PMM. Foto: Keila Marques/PMM)