O Maringá Futebol Clube iniciou, na manhã desta terça-feira, 25, a preparação para o confronto decisivo que vale o título de campeão paranaense de 2025, contra o Operário, no próximo sábado, 29, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.
A expectativa é de casa cheia. Além dos ingressos destinados à torcida do time da casa, que já estão esgotados, os torcedores do Maringá FC também garantiram presença, esgotando os 1.080 ingressos disponíveis para o setor visitante. Como a primeira partida da decisão terminou empatada em 2 a 2, quem vencer o segundo jogo conquistará o título. Em caso de novo empate no tempo regulamentar, o campeão será definido nos pênaltis.
Fundado em 2010, o Maringá FC busca o título da primeira divisão do Campeonato Paranaense pela primeira vez. O clube já conquistou os títulos da segunda divisão em 2013 e 2017, da Taça FPF em 2015 e 2017, e da terceira divisão estadual em 2010. Na elite do futebol paranaense, o Dogão já bateu na trave três vezes, ficando com o vice-campeonato em 2014, 2022 e 2024.
Além da boa campanha no estadual, o Tricolor Maringaense também vem se destacando em competições nacionais. Em 2024, o time garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro e chegou pela segunda vez à terceira fase da Copa do Brasil. A conquista do Paranaense seria ainda mais simbólica, já que o último clube de Maringá a vencer o estadual foi o Grêmio Maringá, em 1977 — ou seja, há 48 anos.
Outro tabu já foi quebrado nesta edição do campeonato. O Maringá FC venceu o Londrina e o Athletico, algo que não acontecia há 10 anos. Caso conquiste o título, o Dogão encerrará um jejum de quase cinco décadas sem um campeão estadual representando Maringá.
O presidente do Maringá FC, João Vitor Mazzer, destacou a qualidade do Operário e o peso de um possível título diante de um adversário de tanta tradição. "O Operário é um time centenário, uma referência entre os clubes em ascensão no Brasil. O Álvaro e toda a diretoria fazem um trabalho incrível, e os resultados estão aparecendo. Sabemos da dificuldade e da responsabilidade que teremos pela frente, mas estamos preparados. A equipe que sair vencedora estará muito orgulhosa, justamente pelo nível do adversário. Sendo nós, e esperamos que seja, ou sendo eles, o fato de a final reunir dois times do interior valoriza ainda mais o futebol paranaense. Independentemente do resultado, os dois clubes estão de parabéns pela campanha e por representarem tão bem suas cidades", afirmou Mazzer.
A preparação para a grande decisão encerra na sexta-feira, 28, quando a delegação embarca para Ponta Grossa em busca do título inédito.
(Texto: Rodrigo Araújo. Foto: Isabela dos Santos / MFC)