Uma programação em meio a muita festa e eventos culturais na recepção aos novos alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A Calourada 2025 marca o ingresso dos calouros e o início do ano letivo de 2025, com atividades programadas até quarta-feira (2/4) no estacionamento do Restaurante Universitário (RU).
Pelo menos 3 mil estudantes participaram das atividades nesta segunda-feira (31/03), durante os três períodos. Eles foram recepcionados por alunos veteranos e professores de diversos cursos antes do início do café da manhã. Até os funcionários do RU foram homenageados com aplausos entusiasmados.
Logo pela manhã, junto com o café, as boas-vindas foram dadas pelo reitor Leandro Vanalli. Ele lembrou que após seis anos, o calendário acadêmico da UEM volta a coincidir com o calendário civil.
Também ressaltou que durante as duas últimas semanas, a UEM tem realizado diversas cerimônias de colação de grau e que é muito gratificante receber os calouros na mesma sequência. “Gostaria de reforçar para vocês, estudantes que estão chegando, que a nossa intenção é que vocês ingressem, permaneçam e concluam os seus cursos de graduação nessa Universidade que ocupa vários rankings, mostrando a qualidade do ensino”, concluiu.
A abertura contou com Orquestra Latino-americana (OLA) com a composição “É preciso dar um jeito meu amigo”, sucesso de Erasmo Carlos resgatado no oscarizado filme “Ainda Estou Aqui”.
A OLA é um projeto de extensão do Departamento de Música da UEM coordenado pela professora Simone Cit, oriunda da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). É formada por alunos e convidados externos.
Entre os professores no RU, Alaércio Cardoso, docente do curso de Direito desde 1986. Anualmente ele recebe os calouros: “Quando eu estudei, numa turma de 40 alunos, tinha seis mulheres. Hoje, nessas turmas, 75% são de mulheres”, observou.
Entre as novas alunas, Maria Eduarda Ramos Nascimento, 18 anos. “Eu sempre fui uma pessoa muito comunicativa, tenho parentes na área (do Direito) e resolvi arriscar”.
Ao lado dela, Josimara Barros de Oliveira, 35. “Na verdade, eu queria fazer Administração e depois me encontrei no curso de Direito. Agora encontrei a minha turma”.
Do lado de fora do RU, no estacionamento, teve início a tradicional Feira Solidária. Os produtos artesanais e orgânicos que são vendidos geralmente às terças-feiras na passarela central, ganham um espaço ao lado do RU durante a Calourada. “Vendemos para toda a comunidade”, explica a coordenadora Francislaine Marangoni.
Mas nem todos os calouros eram alunos de primeira viagem. No meio da calourada, encontramos Vitor Pires Correa, 30, novo aluno do Curso de Letras (Português - Inglês) “Escolhi o curso pela minha experiência de vida já como professor. E agora eu estou atrás da licenciatura para poder complementar a minha formação”, esclareceu.
Situação semelhante é a de Ana Clara Nascimento, 20 anos. Ela estudava física na UEM e a partir do terceiro ano percebeu que “na verdade, gostava de Letras”.
André Rosa, diretor de Cultura da UEM, não escondia a alegria ao ver o RU lotado. “Essa festa é pra eles. É muito gratificante ver todos esses jovens cheios de alegria e entusiasmo diante desse novo ciclo na vida deles”.
O primeiro dia contou ainda com Danças Folclóricas Israelitas das Doze Tribos, grupo judaico radicado em Londrina. No encerramento, à noite, após um novo café no RU, foi a vez do Projeto Som da Banda sob a batuta do maestro e professor Graziani Moraes.
A Calourada 2025 é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), juntamente com a Diretoria de Cultura (@dcu.uem), Pró-Reitoria de Ensino e Diretoria de Ensino e Graduação (@pen.deg) E Diretório Central dos Estudantes (DCE) . O objetivo é recepcionar as novas pessoas discentes da UEM e introduzi-las na comunidade acadêmica.
A programação se encontra no instagram da DCU. As atividades se concentram no estacionamento do Restaurante Universitário (RU).
Programação
01/04 - Terça-feira
Programação livre dos Centros Acadêmicos e das Coordenações dos Cursos de graduação
02/04 Quarta-feira
10h-17h - Atividades dos Centros Acadêmicos e Coordenações dos cursos de graduação
16h-22h - Feira de Boas-Vindas e Shows de encerramento com
*Feira com projetos de pesquisa, ensino e extensão, Feira Solidária, Centros Acadêmicos, food trucks, apresentações musicais e atividades lúdicas.
17h - Atividades dos Centros Acadêmicos e Coordenações dos cursos de graduação
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)