Offline

NIT-UEM abre inscrições para capacitação a empresas de tecnologia
Por Administrador
Publicado em 02/04/2025 09:24
Notícias de Maringá

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a TecnoSpeed, está ofertando vagas no projeto Software House de Sucesso. O objetivo é selecionar 50 startups ou empresas de tecnologia para ofertar capacitação, mentoria e financiamento, em um período de sete meses, garantindo que essas empresas se consolidem no mercado.

As inscrições são gratuitas e voltadas a startups e empresas de tecnologia que surgiram na UEM e sejam lideradas por egressos ou estudantes, mas o programa também é voltado à comunidade externa. As inscrições seguem até o dia 5 de abril pelo link. As informações enviadas serão verificadas e as empresas selecionadas serão informadas até dia 5 de abril.  

NIT - Com essa ação, o NIT realiza uma de suas competências, definida na política de inovação da universidade, que é incentivar e promover a integração entre a UEM e startups/empresas na busca pelo desenvolvimento de produtos, serviços e processos ligados à política de inovação e à possibilidade de inserção dos resultados dessa integração no mercado.

Para o reitor Leandro Vanalli, essa parceria estratégica traz benefícios significativos para ambos os lados. “Para as startups/empresas de tecnologia, a academia oferece acesso a pesquisas de ponta, laboratórios especializados e profissionais altamente qualificados, que podem auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadorasimpulsionando o crescimento e a competitividade. Já para a academia a proximidade com o mercado permite que os pesquisadores se mantenham atualizados sobre as tendências, adaptando seus currículos e pesquisas para atender às necessidades da sociedade”.

Para a assessora especial em Gestão da Inovação da Diretoria de Pesquisa (DPS), Keila de Souza Silva, “o objetivo é contribuir com o desenvolvimento dos empreendedores da área de tecnologia que estão estudando ou se formaram na UEM, além de auxiliar na capacitação de empreendedores da comunidade externa. Dessa forma, podemos potencializar as startups para que se fortalecem no mercado”. 

O programa foi aprovado pelo edital da Fundação Araucária, conta com o apoio do Sebrae e está sendo financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Secretaria da Fazenda (Sefa). Além disso, soma-se ao movimento em prol dos ecossistemas de inovação do estado do Paraná credenciados junto ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec). 

Mais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no site do projeto Software House de Sucesso

(Mônica Chagas/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!