Com apresentações artísticas dos próprios estudantes, mesmo com chuva, o terceiro e último dia da Calourada 2025 terminou em alto astral ao congregar veteranos, professores e calouros no estacionamento do Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM),
O dia foi intenso com uma diversa agenda cultural junto com food trucks, feira de artesanato, exposições dos trabalhos de estudantes de graduação, atividades lúdicas e recreativas como a “guerra de cotonetes”.
A Calourada celebra o ingresso dos calouros e o início do ano letivo de 2025, agora sincronizado com o calendário civil após 6 anos. As aulas, iniciadas no primeiro dia da Calourada (31/03), terminam em 23 de dezembro. O último calendário acadêmico que começou e terminou no mesmo ano foi em 2018.
Leandro Vanalli, reitor da UEM, avaliou como positiva a recepção aos calouros: “Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão à equipe organizadora da recepção aos calouros. Foi um um momento especial e inesquecível. Desejamos a todos os calouros uma trajetória acadêmica brilhante e repleta de sucesso. Que aproveitem ao máximo cada oportunidade, cultivem amizades duradouras e construam um futuro promissor. Contem sempre com o apoio da UEM”
Durante todo o dia, as atividades foram promovidas pelos Centros Acadêmicos e Coordenações dos Cursos de graduação. Foi uma oportunidade para os novos alunos conhecerem melhor os cursos e os projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Sucesso também foi a edição especial da Feira de Economia Solidária. Além dos feirantes tradicionais que participam toda terça-feira na Passarela Central, esta edição contou com os empreendimentos incubados pela Unitrabalho/UEM. A Feira gera oportunidades para pequenos empreendedores que comercializam produtos artesanais, artigos de brechó, chás, pães e biscoitos.
A programação da tarde começou com o grupo Fino do Choro, formado na Escola de Música da UEM. Na sequência, a Orquestra Latino-Americana (OLA), o cantor Kauê e a Banda Olanda.
Além dos food trucks e apresentações musicais, a festa contou com o retorno do Palco Livre no show de encerramento. Trata-se de um espaço dedicado aos talentos dos alunos da UEM que apresentam suas bandas e apresentações solo.
A volta do Palco Livre
Essa edição especial do Palco Livre celebra o retorno desse projeto à agenda cultural da UEM. A nova temporada estreia nesta quinta (03/04), no horário do almoço no RU. O evento vai ocorrer quinzenalmente naquele local.
O diretor de Cultura da UEM, André Rosa, fez um balanço da Calourada 2025: “Fechamos com uma programação aberta a toda comunidade, não somente aos estudantes, mas também aos familiares e amigos. Foi ótimo ouvir boa música, ver projetos, entender tudo que nós fazemos. Aqui a gente vê e sente a potência da universidade pública”, comemorou.
O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), juntamente com a Diretoria de Cultura (@dcu.uem) e a Pró-Reitoria de Ensino e Diretoria de Ensino e Graduação (@pen.deg).
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)