Na quinta-feira, 24, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), reuniu o setor de bares e restaurantes para o segundo encontro do programa ‘Maringá + Fácil’. A ação, que tem como objetivo desburocratizar e garantir mais eficiência e agilidade aos serviços municipais, reuniu representantes de mais de 50 estabelecimentos de Maringá.
Os encontros do programa ‘Maringá + Fácil’ serão realizados com diversos setores, para ouvir as demandas específicas de cada área. Os representantes de bares e restaurantes apresentaram demandas e sugestões e as respostas serão encaminhadas por e-mail em até 30 dias.
“Nosso objetivo é transformar nossa cidade em um lugar onde as empresas prosperem e façam ótimos negócios. E, para nós, um bom negócio é aquele que traz benefícios para todos os envolvidos, garantindo sucesso e bem-estar para toda a comunidade", destacou o prefeito Sílvio Barros.
O secretário de Governo, Coronel Marcelo Pessoa, ressaltou o compromisso com a desburocratização. “Vamos desburocratizar e facilitar processos, trazendo benefícios tanto para o comércio quanto para a população”.
O secretário da Fazenda, Carlos Augusto Ferreira reforçou a importância de ouvir as demandas dos setores. "Este é um momento para que possamos dialogar juntos. Todas as demandas serão levadas em consideração. Vamos observar os amparos legais, sanitárias, de segurança e impacto na vizinhança. Nosso objetivo é buscar soluções viáveis que beneficiem a todos”, destacou.
O diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behrend, reforça que “é preciso alinhar as expectativas do setor público, as legislações, e o interesse privado, para que as políticas públicas possam ser eficientes para todos os setores”.
O diretor da Secretaria da Fazenda, Marco Antonio, destaca que o encontro setorial “é um momento extremamente importante para definir os rumos para os próximos anos e para o desenvolvimento de Maringá”.
Para o diretor de Vigilância em Saúde, Luciano Bortolato Amadei, “é preciso ouvir e buscar conciliar o que for possível dentro da administração, porque a gestão está comprometida em atender às necessidades da categoria de forma equilibrada e responsável”.
Representando o setor, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Rafael Sacato, destacou que “é importante iniciar esse diálogo com a Prefeitura e valorizar esse canal aberto. O ‘Maringá + Fácil’ vem para desburocratizar processos. Buscamos um ambiente de negócios mais fácil, promovendo o crescimento e a prosperidade da cidade”, afirma.
O objetivo do programa ‘Maringá + Fácil’ é simplificar normas, atos e procedimentos administrativos municipais. A iniciativa prevê a mobilização de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura.
(Texto: PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)