Offline

UEM debate inovações em alimentos funcionais e proteínas alternativas
Por Administrador
Publicado em 29/04/2025 09:56
Notícias de Maringá

Estão abertas as inscrições e submissões de trabalhos para o III Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais (Enbraf) e II Encontro Napi-Proteínas Alternativas, que acontece de 27 a 29  de agosto de 2025, no auditório do Bloco B-33, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em formato híbrido (presencial e remoto). Os eventos reunirão pesquisadores, profissionais da indústria e estudantes para discutir avanços científicos e tecnológicos em alimentos funcionais e proteínas alternativas. 

O tema central é “O futuro dos alimentos funcionais e proteínas alternativas: caminho para inovação sustentável e ética”, objetivando fomentar a troca de conhecimento, promover a sustentabilidade e incentivar a inovação no setor alimentício.  

Serão aceitos trabalhos nas seguintes temáticas: alimentos funcionais na alimentação humana e animal; alimentos funcionais: compostos naturais e tecnologia; e proteínas alternativas. A submissão de trabalhos deve ser feita até o dia 30 de junho.  

As inscrições podem ser feitas em três modalidades (graduação, pós-graduação e demais profissionais). O primeiro lote de inscrições com descontos segue até 31 de maio; o segundo até 31 de julho e o terceiro e último até 22 de agosto. As inscrições são realizadas diretamente no site do evento e são limitadas a 200 pessoas.

 

Programação 

A programação inclui 20 palestras de especialistas nacionais e internacionais, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. Os temas abordam desde propriedades bioativas de alimentos até tecnologias emergentes, como fermentação de precisão e agricultura celular. 

As palestras de abertura no dia 27 de agosto, a partir das 9h, serão conduzidas pela professora Paula Toshimi Matumoto Pintro, abordando inovação e sustentabilidade em alimentos funcionais e proteínas alternativas, e pelo representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marconi Edson Esmeraldo Albuquerque, que falará sobre a Lei do Bem e estratégias para fomentar a inovação no Brasil. A Lei do Bem concede benefícios fiscais a empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento. 

Os eventos buscam posicionar o Brasil como referência na produção sustentável de alimentos, incentivando colaborações científicas e estratégias para ampliar a competitividade no mercado global. 

De acordo com a programação, no dia 27 de agosto, os  paineis serão sobre inovações tecnológicas em alimentos funcionais e proteínas alternativas. No dia 28 de agosto, os temas serão inovação em ingredientes e aditivos funcionais; e alimentos funcionais, proteínas alternativas e economia circular. Já no dia 29 de agosto, o debate será sobre os aspectos sociais, ambientais e éticos dos alimentos, além da reunião do NAPI - Proteínas Alternativas. 

Os eventos são organizados pelo Grupo de Pesquisa Alimentos Funcionais (GPAF), Napi - Proteínas Alternativas, UEM, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Também colaboram na organização os seguintes setores da UEM: CCA, DAG, PPC e PPZ. No apoio estão a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação Araucária e governo do Paraná.

 

Serviço

III Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais (Enbraf) e II Encontro Napi-Proteínas Alternativas 

Data:  27 a 29  de agosto de 2025 

Local: auditório do Bloco B-33 - câmpus sede da UEM 

Inscrições e informações: site do evento

 

Confira a tabela com valores e prazos de inscrição 

(Marilayde Costa/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!