Quando foi a ultima vez que você fez algo pela primeira vez? A frase cabe perfeitamente para o que a Seleção Brasileira de Beach Soccer vai viver na próxima semana, na Cidade da Guatemala, capital do país da América Central. Nos dias 18, 20 e 21 de setembro, os 12 convocados pelo técnico Marco Octavio deixarão seu nome marcado na rica história da Seleção ao enfrentarem a Guatemala, um adversário inédito em 32 anos de existência da equipe canarinho.
“A Seleção Brasileira de Beach Soccer sempre foi pioneira. A sua trajetória comprova a sua importância, não só para o surgimento da modalidade em si, mas para o seu desenvolvimento. Recebemos com muito prazer o convite da Federação de Futebol da Guatemala e será uma honra poder ajudar de alguma forma no desenvolvimento do beach soccer no país”, disse o diretor de Beach Soccer e Futsal da CBF, Mauro Carmélio.
Sem poder contar com as grande estrelas brasileiras, que estão disputando competições europeias, Marco Octavio formou uma equipe bem jovem, onde o mais experiente é goleiro bicampeão mundial Teleco, de apenas 26 anos.
“Penso que a vida é feita de oportunidades. Essa garotada vem mostrando que quer o seu espaço na Seleção e essa é mais uma oportunidade que eles terão para mostrarem o seu valor. Será um momento histórico para as ambos as seleções, um confronto que nunca aconteceu, e vamos fazer um grande espetáculo para o povo guatemalteco”, afirmou.
A delegação brasileira embarca para a Cidade da Guatemala na madrugada do próximo domingo (14), faz escala no Panamá e chega à capital da Guatemala no dia 15.
Lista dos convocados
Dos 12 nomes escolhidos pelo técnico Marco Octavio, três são estreantes com a Amarelinha, o goleiro Xandy Maciel, o fixo Artur e o ala Beju, e outros três já passaram pela Sub-20, mas nunca atuaram pela equipe principal, casos dos alas Pedrinho e Pedro Lucas, e do pivô Túlio Silva. O fixo Luquinhas volta a vestir a camisa mais pesada no mundo após sete anos.
Já o defensor João Marcos, o ala Matheus “Show” e o pivô Willian retornam à equipe após a conquista do V Jogos Sul-Americanos de Praia, na Colômbia, em 2023. O fixo Lucão esteve no grupo que venceu o grupo Zona Norte da Liga Evolução, em outubro de 2024, e o goleiro Teleco é bicampeão da Copa do Mundo FIFA, em 2024 e 2025.
GOLEIROS
- Teleco (Botafogo-RJ)
- Xandy Maciel (ABc/Galinhos-RN)
FIXOS
- Artur (ABC/Galinhos-RN)
- João Marcos (Sampaio Corrêa-MA)
- Lucão (Vasco da Gama-RJ)
- Luquinhas (Vasco da Gama-RJ)
ALAS
- Beju (Sampaio Corrêa-MA)
- Matheus “Show” (Vasco da Gama-RJ)
- Pedrinho (Flamengo-RJ)
- Pedro Lucas (Vasco da Gama-RJ)
PIVÔS
- Willian (Sampaio Corrêa-MA)
- Túlio Silva (ABc/Galinhos-RN)
Programação dos jogos
As três partidas entre Guatemala e Brasil acontecerão no Complexo Desportivo Greenfield, onde foi construída uma quadra de areia para o desenvolvimento das seleções do país. A entrada será gratuita para os torcedores.
Quinta-feira, 18/9: 18h (hora de Brasília)
Sábado, 20/9: 18h (hora de Brasília)
Domingo, 21/9: 13h (hora de Brasília)
Números da Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira de Beach Soccer está muito perto de chegar à sua 700ª partida. Atualmente tem 695 jogos disputados, com 654 vitórias e 41 derrotas.
Capitaneado por Neném, maior artilheiro da história da Seleção com 337 gols, o Brasil já fez 5.093 gols e sofreu 1.861.
O jogo 700 já tem data para acontecer. Será o segundo confronto do Brasil durante a disputa do grupo Zona Norte da Conmebol Liga Evolución 2025, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro, em Itajaí-SC. A tabela oficial ainda não foi divulgada.
O primeiro jogo oficial da Seleção Brasileira Masculina Adulta de Beach Soccer aconteceu dia 7/2/1993, contra os EUA, nos Estados Unidos, e terminou com vitória brasileira por 10 a 3.
(Texto: CBF. Foto: Divulgação/FFG)