O Maringá Futebol Clube já havia iniciado o planejamento para a temporada de 2026 logo após a vitória sobre o Caxias por 3 a 0, no último dia 30, pela última rodada da primeira fase da Série C. No entanto, nesta segunda-feira, 15, o clube deu início a duas etapas importantes para o próximo ano: a troca do gramado do Centro de Treinamento e a agenda de observação presencial de atletas por parte da comissão técnica e do departamento de futebol.
O gramado do CT do Maringá FC já passou por manutenções e reformas nos últimos anos, mas para 2026 a mudança será mais profunda. A grama mato grosso será substituída pela variedade bermuda, padrão utilizado nos principais estádios do país. Além disso, serão realizadas obras de nova drenagem e irrigação, garantindo maior absorção da água da chuva e um sistema moderno de irrigação.
Segundo o vice-presidente de futebol, Rafael Dacome, a mudança era uma necessidade para elevar ainda mais a qualidade do trabalho. “O nosso gramado já precisava ser trocado há algum tempo. Os bons campos do Brasil utilizam a grama Bermuda, que será implantada aqui. Isso influencia diretamente na adaptação e qualidade de jogo. O campo será rebaixado em 30 centímetros, terá nova drenagem, irrigação moderna e um recuo maior, ampliando o espaço para treinos. Será um ganho enorme para atletas e comissão técnica”, explicou.
Durante a reforma, o clube não utilizará o campo do CT na pré-temporada, que está prevista para começar na segunda quinzena de novembro. A expectativa é que o novo gramado esteja pronto em janeiro de 2026. Até lá, os treinamentos serão realizados em outros campos da cidade e região.
Paralelamente, teve início o trabalho de observação presencial de atletas conduzido pelo técnico Rodrigo Chipp e pelo diretor de futebol Tiago Reinis. Eles passarão por clubes do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, acompanhando treinos e jogos de atletas que já estão no radar do departamento de inteligência de mercado do clube.
“Esse processo faz parte do nosso planejamento. Observar atletas de perto e estreitar o relacionamento com outros clubes é fundamental para futuras contratações. A avaliação presencial agrega muito ao trabalho do nosso departamento de futebol”, explicou Tiago Reinis.
O Maringá FC irá disputar o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C em 2026.
(Rodrigo Araújo/MFC)