Offline
MENU

Câmara de Maringá inicia processo para ter intérprete de Libras
Por Administrador
Publicado em 15/09/2025 18:23
Notícias de Maringá

A Câmara de Maringá, que tem como missão garantir a transparência, a participação popular e a promoção da cidadania, vem desenvolvendo ações voltadas à inclusão e à acessibilidade da população.

 

O Legislativo deu início ao processo para a contratação de interpretes de Libras para atuarem nas sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, audiências e reuniões públicas e outros projetos que sejam gravados. O objetivo é garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva, proporcionando a inclusão e permitindo o exercício pleno da cidadania. O processo está em fase interna e ainda falta definir a quantidade de horas que serão contratadas e os valores a serem pagos pelo serviço. Somente após essas definições é que o edital será elaborado e depois publicado.

 

A contratação será feita por meio de credenciamento o que assegura uma forma mais simplificada de contratar o serviço e facilita o acesso de prestadores de serviços técnicos à administração pública. É importante destacar que serão contratadores prestadores de serviço que tenham CNPJ, portanto os interessados em se credenciar devem buscar os órgãos competentes para estarem com os documentos devidamente regularizados quando o credenciamento estiver aberto.

 

O credenciamento não gera competição entre os interessados em prestar o serviço, não exige capacidade financeira e garante que os serviços atendam as demandas reais do Legislativo e o pagamento por horas efetivamente trabalhadas otimiza recursos.

 

Presidente da Casa, vereadora Majô, explica que o principal objetivo é garantir que as pessoas com deficiência auditiva consigam acompanhar os eventos realizados na Câmara. “Queremos ter o máximo de acessibilidade, para garantir que todas as pessoas com deficiência auditiva possam exercer plenamente a cidadania.”

 

Segundo ela, alguns vereadores a procuraram com a sugestão, “que foi muito bem-vinda porque é fundamental que o Legislativo garanta o direito de toda a população. Inclusive o vereador Lemuel do Salvando Vidas (PDT) tem uma proposta em análise sobre a contratação de interprete de Libras. Vamos trabalhar sempre para garantir que a Câmara esteja cada vez mais perto e acessível à população”.

 

Com essa iniciativa, a Câmara de Maringá reafirma seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a valorização de todos os cidadãos.

 

(Fonte: CMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!