Offline
MENU

Prefeitura de Maringá promove ações de inclusão, meio ambiente e mobilidade urbana no Parque do Ingá
Por Administrador
Publicado em 23/09/2025 09:15
Notícias de Maringá

O Parque do Ingá, um dos principais cartões-postais da cidade, recebeu diversas ações da Prefeitura de Maringá no domingo, 21. O município, em parceria com diversas instituições e empresas, promoveu atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e ao Dia da Árvore, além de uma feira de artesanatos e passeio ciclístico, como parte das ações do ‘Mês da Mobilidade Urbana’, celebrado em setembro. Com a programação, além de aproximar serviços e atividades da comunidade, a Prefeitura reforça o papel do Parque do Ingá como atrativo turístico, de convivência e de educação ambiental.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, visitou as ações. “Nosso compromisso é fazer de Maringá uma cidade cada vez mais inclusiva e sustentável. Ao reunir meio ambiente, cidadania e mobilidade em um espaço simbólico como o Parque do Ingá, conseguimos promover consciência coletiva. Queremos que a população viva a cidade.”

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no domingo, o Instituto Ambiental de Maringá (IAM) promoveu uma programação especial, com ações educativas, exposição de bonsais em parceria com a Associação Maringaense de Bonsai e distribuição de mudas frutíferas para a comunidade pela Associação de Arquitetos e Engenheiros de Maringá.

A colombiana Laura Marcela Diaz Huepa, que mora no Brasil há 14 anos e há um ano escolheu Maringá para viver com a família, após passar uma temporada na cidade para estudar, participou das atividades do Dia da Árvore com a filha de cinco anos. “Eu sigo as redes sociais da Prefeitura, onde vi que haveria uma oficina sobre espécies de árvores. Gostamos da natureza, faz parte da minha área de atuação. Moramos em apartamento, temos uma horta na sacada, mas sempre levo minha filha para participar das atividades que ocorrem na cidade. Aliás, esse é um dos motivos que fizeram com que decidíssemos morar aqui”, comentou.

O diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend, ressaltou que “a comunidade aprendeu mais sobre as nossas árvores, que são motivo de orgulho e qualidade de vida para Maringá. Conhecer sobre o que nos torna a ‘Cidade Verde’ é fundamental para atuarmos no cuidado da arborização urbana.”

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi marcado por ações de inclusão, com atividades culturais, esportivas e vivências. A programação contou com apresentação da Fanfarra da Apae e do Coral Vozes da Inclusão da Sicredi Dexis. Atletas do basquete, handebol, futebol, vôlei e parataekwondo realizaram demonstrações das modalidades adaptadas. As pessoas sem deficiência vivenciaram a realidade de pessoas com deficiência por meio de dinâmicas com olhos vendados e de uso de cadeira de rodas.

Renato Casati pratica basquete e handebol adaptados e marcou presença nas atividades. “Trazer essas ações para um espaço como o Parque do Ingá, aberto a todos, é positivo do ponto de vista da inclusão e também da conscientização. Precisamos que as pessoas respeitem as vagas de estacionamento, cuidem das suas calçadas. Que compreendam e respeitem as diversas formas de locomoção”, ressaltou.

“Essa ação gerou empatia, porque a comunidade vivenciou, mesmo que por alguns instantes, situações enfrentadas diariamente por pessoas com deficiência”, afirmou o secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio. Durante o evento, também foram ofertados serviços como a emissão da Carteira do Autista (Ciptea) e mapeamento da população com deficiência de Maringá. Enquanto as ações ocorriam, as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis disponibilizados no Parque do Ingá.

As atividades no entorno do Parque do Ingá ainda contaram com aulas de pilates e a Feira Maringá Criativa, que reuniu artesãos de enxoval de bebês, cerâmicas, velas aromáticas, cachepôs, entre outros, além da distribuição de mudas de plantas ornamentais pela Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet).

Passeio Ciclístico - A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), também realizou no domingo, 21, o ‘1º Passeio Ciclístico Pedalando pela Vida’. Com apoio das secretarias de Segurança e de Esportes e Lazer, a atividade foi gratuita e aberta ao público e reuniu dezenas de ciclistas.

“Faz muitos anos que não pedalo e como a idade vai chegando, é preciso fazer exercício. Espero que esse passeio seja um bom incentivo para eu continuar pedalando”, disse um dos participantes, Lídio Negreti Garcia.

O secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, destacou a relevância da ação. “O passeio ciclístico é mais do que um incentivo à prática esportiva: é uma forma de estimular o uso de meios de transporte sustentáveis. Queremos que a bicicleta faça parte da rotina dos maringaenses, garantindo mais saúde, qualidade de vida e também menos impactos no trânsito da cidade.”

Sábado - A Prefeitura também promoveu atividades no sábado, 20, na Praça Raposo Tavares. Houve as ações Comércio em Movimento, com atividades como dança coletiva, feirinhas e distribuição de mudas de hortaliças, além da revisão gratuita de veículos, uma ação da Semob e do Núcleo Automotivo no ‘Mês da Mobilidade’.

“Vim por indicação do mecânico que me atende há cinco anos. Comprei um carro e quero que fique tudo certo, então ele me convidou para participar do evento. Era para eu estar trabalhando, mas troquei meu horário de trabalho só para vir aqui. Uma excelente iniciativa”, afirmou Marilene Schneider.

Antônio Carlos Dalcolle, um dos organizadores do evento, agradeceu “aos colaboradores e patrocinadores. Sem a parceria da Secretaria de Mobilidade, esse evento também não se realizaria.” 

(Fonte: PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!