Com apoio da Prefeitura, Maringá recebe a terceira etapa do ‘Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo – Paraná Bici’, etapa Norte Central, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento será realizado nesta quinta, 25, e sexta-feira, 26, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), na Avenida XV de Novembro, 514. A participação é gratuita, mediante inscrição online (inscreva-se aqui).
Durante o Paraná Bici, serão debatidas ações de mobilidade urbana com foco na ampliação do uso de bicicletas. Esta edição, a primeira sediada em Maringá, reunirá também representantes de Londrina e de cidades da região, promovendo uma troca de experiências sobre ciclomobilidade e cicloturismo. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Cultura, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Consulado Honorário dos Países Baixos, Embaixada Holandesa do Ciclismo e do deputado estadual e cicloativista Goura.
O secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, ressalta a importância do debate sobre ciclomobilidade e reforça o compromisso do município. “A Prefeitura tem investido nesse modal. O município conta com mais de 40 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Com a finalização da ciclovia da Avenida Tuiuti, teremos mais de 4,4 quilômetros. Além disso, a Prefeitura trabalha na reforma e atualização das ciclovias já existentes, sempre na intenção de melhorar e incentivar o uso deste modal”, afirma.
Na avaliação do secretário de Cultura, Tiago Valenciano, o encontro vai além da mobilidade. “O Paraná Bici fortalece o diálogo entre mobilidade e cultura, porque o uso da bicicleta transforma a maneira como as pessoas vivenciam a cidade. Principalmente quando o planejamento urbano valoriza a sustentabilidade e a qualidade de vida.”
Já o deputado estadual Goura destaca o caráter técnico e transformador do seminário. “O Paraná Bici é um evento de discussão séria e técnica sobre o uso de bicicletas nas nossas cidades, sobre o fortalecimento da cultura do cicloturismo. Queremos que as pessoas tenham segurança para ir de bicicleta para o trabalho, faculdade”, pontua.
(Fonte: PMM)