A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre os cuidados que podem contribuir para a qualidade de vida na primavera, que começou nesta semana. Dias de calor intenso e baixa umidade podem trazer riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
A combinação de altas temperaturas e ar seco aumenta a perda de água pelo corpo. Além disso, o alto índice de pólen pode provocar alergias, como rinite alérgica e asma. A principal medida de prevenção é aumentar a ingestão de água.
A Secretaria de Saúde recomenda beber água mesmo sem sentir sede, especialmente os idosos. O envelhecimento pode reduzir a sensibilidade à sede, aumentando o risco de desidratação. É fundamental monitorar a frequência da ingestão de água e manter-se atento aos sinais, como boca seca, urina escura e cansaço.
A ingestão de alimentos in natura, como frutas e verduras, também é importante para a reposição de líquido. Frutas como melancia, melão e mamão papaia contêm mais de 80% de água. Até o tradicional prato de arroz e feijão, principal refeição do brasileiro, ajuda na hidratação, com 70% de água no arroz cozido e 75% no feijão cozido (grão + caldo).
“Precisamos estar atentos aos sinais de desidratação, principalmente, em idosos e crianças. A longo prazo, esses sintomas podem se agravar e gerar complicações. Beber água regularmente, hidratar a pele e utilizar umidificador ou balde de água em casa são ações simples que evitam internações”, reforça o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Confira algumas medidas que podem contribuir:
- Levar uma garrafa de água para onde for;
- Manter os ambientes limpos e arejados;
- Usar sabão neutro para lavar roupas e lençóis;
- Colocar toalha molhada sobre o corpo;
- Aplicar compressas frias em pontos como nuca, testa e punhos;
- Preferir roupas leves e claras, de algodão;
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h.
(Texto: PMM. Foto: Freepik)