Pelo menos 12 pessoas foram presas, nesta segunda-feira (29), em uma operação conjunta para combater o avanço da facção criminosa Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Equipes da Policia Civil e do Ministério Público do Rio cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão nas comunidades da Gardênia Azul e Cidade de Deus, na Zona Oeste da capital. A operação conta, ainda, com o apoio da Polícia Civil do Pará. Foram apreendidos um fuzil, uma pistola e drogas.
As investigações revelaram que os traficantes utilizam violência armada para intimidar a população e até para expulsar moradores. Os bandidos também usam drones para monitorar incursões policiais. Além disso, os grupos que atuam na Gardênia Azul e Cidade de Deus desempenham papel fundamental na logística de expansão do Comando Vermelho em toda a região.
A ofensiva visa desarticular a rede criminosa, prender suas lideranças, apreender armas, drogas e materiais de comunicação, além de retirar de circulação criminosos responsáveis por homicídios, ataques a agentes de segurança e graves violações à ordem pública.
Fonte: Radioagência Nacional