Offline
MENU

Prefeitura de Maringá inicia reforma para ampliar capacidade de atendimento do Centro de Bem-Estar Animal
Por Administrador
Publicado em 30/09/2025 10:02
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Proteção e Bem-Estar Animal, iniciou a reforma e ampliação do Centro de Bem-Estar Animal (antigo Centro de Zoonoses). A obra, que é realizada com recursos próprios, também inclui a criação de novos espaços e ampliará a capacidade de atendimento. O espaço recebe animais resgatados pelas equipes do município em situações de abandono e maus-tratos a partir de denúncias registradas na Ouvidoria Municipal. 

 

A obra inclui a reforma completa de todo o canil, com melhorias na estrutura da sala de esterilização, área de banho e tosa e no setor de isolamento. Também haverá reforma do gatil e da clínica geral e a criação de novos espaços, como outro canil ainda maior, a enfermaria para animais em tratamento e o berçário para cães e gatos. 

 

Com a reforma, toda a estrutura do Centro de Bem-Estar Animal, incluindo o canil, que antes fazia parte do Centro de Zoonoses da Secretaria de Saúde, passa a ser administrada pela Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea). 

 

“Com os novos espaços, vamos garantir mais conforto para os animais e melhores condições de trabalho para os servidores que atuam no local”, afirmou o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Wlademir Garbúggio. Ele explicou que no local, além do tratamento de animais resgatados, é realizado adestramento dos animais e projetos de conscientização em parceria com a Guarda Municipal para levar cães às escolas. Além disso, outras iniciativas em andamento visam promover a interação entre cães e crianças autistas e atividades de cinoterapia em hospitais. 

 

As obras no local são realizadas pela equipe de servidores das secretarias de Limpeza Urbana e Infraestrutura e com recursos próprios do município. “Empenhamos nossa equipe em mais uma importante obra para Maringá e que reforça o compromisso do município com as políticas públicas de bem-estar animal. Com eficiência e zelo pelos recursos públicos, estamos trabalhando para garantir, de forma ágil, as melhorias necessárias para o espaço”, afirmou o secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio. 

 

Os animais resgatados pelo município permanecem no Centro de Bem-Estar Animal para tratamento de baixa e média complexidade, além de vacinação. O Centro é um local de transição e, após a recuperação, os animais são encaminhados para as feiras de adoção promovidas pela Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal para que consigam um novo lar. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!