A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e da Pessoa com Deficiência (Seped), realizou nesta segunda-feira, 29, uma ação orientativa sobre o uso das plataformas elevatórias dos ônibus do transporte coletivo. A atividade contou com a participação de um voluntário cadeirante e apoio da concessionária responsável pelo serviço, no estacionamento em frente ao Terminal Urbano.
O atleta Renato Casati, cadeirante, se voluntariou para testar os equipamentos. “Alguns aspectos podem ser melhorados, como a limpeza das plataformas, os cintos de segurança para cadeirantes e a operacionalização. São recursos fundamentais para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso como todos”, destacou.
A iniciativa faz parte das atividades do ‘Mês da Mobilidade Urbana’, liderado pela Semob. “A intenção foi orientar a empresa sobre a manutenção dos equipamentos e o treinamento dos motoristas”, explicou o secretário da pasta, Luciano Brito. “As fiscalizações ocorrem regularmente em um rodízio de linhas, e está no planejamento ampliar esse trabalho”, completou.
O secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio da Silva, reforçou a importância da ação. “Realizamos testes em algumas plataformas. É essencial que a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida tenha acessibilidade garantida no transporte coletivo”, afirmou.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)