Offline
MENU

UEM participa de 5ª edição do Paraná Faz Ciência com projetos e Mudi
Por Administrador
Publicado em 07/10/2025 08:15
Notícias de Maringá

A 5ª edição do Paraná Faz Ciência, realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, foi oficialmente encerrada nesta sexta-feira (3), com a presença de autoridades estaduais, visitantes, comunidade acadêmica e representantes das universidades que integram o sistema de ensino superior público do Paraná.

Nos cinco dias de evento, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) esteve presente no Eixo 2, com quatro projetos: Neurodiversidade: a extensão acadêmica promovendo a inclusão social; Matemática em exposição: formas, figuras e números; A Planície de Inundação do Alto Rio Paraná; e o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP/UEM). 

Além disso, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) participou do Encontro dos Museus, levando parte do seu acervo. O Mudi é um dos museus de ciência mais visitados do Brasil e contribuiu para a feira compartilhando sua reconhecida excelência.

No próximo ano, a maior feira científica paranaense será sediada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Para o reitor da instituição, Alexandre Webber, a conquista reforça o compromisso da universidade com a ciência e a sociedade.“A Unioeste tem o compromisso de manter e, cada vez mais, elevar a qualidade e as oportunidades oferecidas pelas nossas universidades à sociedade. O evento aqui em Guarapuava foi excelente, um show de trabalho e organização. Agora seguimos com a responsabilidade de manter esse nível e avançar ainda mais”, destacou.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, também ressaltou a importância do momento. “É o momento de passar o bastão à Unioeste, que vai sediar e organizar a edição 2026 deste que é o maior evento de popularização da ciência do País, e desejar que a Unioeste possa realizar um evento melhor, fazer sempre melhor deve ser o nosso objetivo”, afirmou.

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, não tem dúvidas que a Unioeste fará um ótimo trabalho na organização do próximo Paraná Faz Ciência. “É uma alegria muito grande passar essa chave para a Unioeste, eu tenho certeza de que a universidade fará um excelente evento com a sua equipe, é um parceiro de primeira hora. Saibam que podem contar conosco. Queremos desejar que a Unioeste tenha um Paraná Faz Ciência ainda melhor, que nós estamos certos de que ela está preparada”, disse.

A Unioeste já vai começar a preparação para receber estudantes, pesquisadores, professores e a comunidade em geral nos próximos dias. O Paraná faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além da Fundação Araucária, como financiadores e faz parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT.

Paraná Faz Ciência na UEM

A última edição foi realizada naUEM, quando a feira recebeu mais de 38 mil pessoas, entre visitantes e expositores. No Paraná Faz Ciência 2024, mais de 130 escolas de Maringá e região levaram 13.100 alunos do ensino fundamental e médio para explorar os 52 estandes da mostra interativa de ciência, tecnologia e inovação, formada por 24 instituições parceiras e organismos da UEM. Ao todo, pessoas de 48 municípios prestigiaram a feira. 

A programação foi pensada para encantar o público de todas as idades. Entre as atrações estavam o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM e o ônibus interativo da Expedição do Conhecimento, equipado com recursos didáticos como maquetes e painéis interativos – iniciativa da Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional. Além disso, 53 cursos de graduação da UEM participaram da Mostra de Profissões. Outro destaque foi a inauguração do Planetário Digital Professor Carlos Alfredo Argüello, uma das grandes sensações do evento, que bateu recorde de visitações.

A arte também ganhou um espaço inédito e exclusivo: a Tenda Cultural, que reuniu cerca de 30 apresentações artísticas e culturais de instituições paranaenses. Foi lá que aconteceu o show de encerramento da banda Brazuca Sound, comandada pelo ex-aluno da UEM, Paulinho Schoffen.

Esses momentos foram registrados em um documentário disponível no canal do youtube do Paraná faz Ciência 2024

 Clique aqui para assistir ao documentário completo.

Todas as informações, reportagens e a galeria sobre o Paraná Faz Ciência na UEM estão disponíveis no site oficial do evento site oficial do evento

(Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!