Offline
MENU

Prefeitura de Maringá e Hospital da Criança realizam mutirões de atendimentos especializados em genética e doenças raras
Por Administrador
Publicado em 09/10/2025 10:33
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hospital da Criança, realizaram no último sábado, 4, um mutirão de consultas no Ambulatório de Genética Médica e Doenças Raras. O próximo mutirão será no dia 18 de outubro, sábado, totalizando 24 atendimentos extras a pacientes de Maringá e municípios da região no mês de outubro. Os mutirões realizados aos sábados visam agilizar os atendimentos que exigem avaliação médica detalhada e, muitas vezes, uma investigação genética.

 

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que o diagnóstico precoce é fundamental para dar início ao tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida do paciente. “Muitas famílias aguardam por esse momento e agora essa oportunidade chegou, trazendo esperança de um futuro com mais qualidade de vida para essas crianças. É um avanço para a saúde pediátrica de Maringá e região Noroeste do Paraná”, destaca.

 

De acordo com o médico geneticista, Arthur Périco, que coordena o Ambulatório de Genética Médica e Doenças Raras do Hospital da Criança, a avaliação clínica inclui anamnese e solicitação de exames para aprofundar a investigação diagnóstica. “É como montar um quebra-cabeças: avaliamos toda a história clínica, comorbidades e sintomas da criança. A partir disso buscamos confirmar ou descartar uma doença genética. Esse é o primeiro passo para dar direcionamento ao tratamento”, explicou. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Hospital da Criança de Maringá)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!