Offline
MENU

Agora é Lei em Maringá: Conscientização e Prevenção da Toxoplasmose
Por Administrador
Publicado em 15/10/2025 09:37
Notícias de Maringá

A Câmara de Maringá reforça seu compromisso com a saúde pública e aprovou a Lei nº 12.048, de autoria da vereadora Giselli Bianchini, já sancionada, que institui a Semana de Conscientização, Orientação e Ações Preventivas da Toxoplasmose e Toxoplasmose Gestacional.

 

A partir deste ano, na semana que compreender o dia 15 de novembro, serão realizadas ações educativas, campanhas de conscientização, orientações à população e atividades preventivas voltadas à prevenção da toxoplasmose, especialmente na gestação, visando reduzir a incidência e os impactos dessa zoonose.

 

A Semana tem o objetivo de informar a população sobre as formas de transmissão da toxoplasmose; as medidas de prevenção, especialmente para gestantes; a promoção de ações de saúde e educação em escolas, unidades básicas de saúde e comunidades; além de incentivar a realização de exames preventivos e acompanhamento médico durante a gestação.

 

De acordo com a Lei, os profissionais de saúde do município deverão receber capacitações periódicas voltadas à atualização e aprimoramento na identificação, diagnóstico, notificação e orientação sobre a toxoplasmose, com o objetivo de melhorar a detecção precoce, o acompanhamento adequado e a notificação obrigatória dessa zoonose, contribuindo para ações de controle e prevenção mais eficazes.

 

A vereadora Giselli lembra que “a prevenção é o melhor remédio”. “A toxoplasmose é uma doença silenciosa. Antigamente, muitas mulheres contraíam a doença na gravidez e seus filhos poderiam nascer com vários tipos de comorbidades. A sociedade deve estar informada e conhecer os cuidados necessários para a prevenção”, assinala a parlamentar.

 

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, transmitida por meio do consumo de alimentos contaminados, água, contato com fezes de gatos infectados, além de transmissão de mãe para filho durante a gestação.

 

A maioria das pessoas infectadas pela primeira vez não apresenta sintomas e, por isso, não precisam de tratamentos específicos. A doença em outros estágios, no entanto, pode trazer complicações, como sequelas pela infecção congênita (gestantes para os filhos), toxoplasmose ocular e toxoplasmose cerebral em pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido, como transplantados, pacientes infectados com o HIV ou em tratamento oncológico.

 

A infecção aguda por toxoplasma, na maioria das pessoas infectadas pela primeira vez, resulta em quadros sem sintomas ou com sintomas leves e inespecíficos semelhantes à gripe, como febre, dor muscular e dor de garganta, podendo apresentar ainda aumento dos gânglios linfáticos e dor abdominal. A infecção congênita pode resultar em sérios impactos à saúde com possibilidade de alterações na visão, inflamações em alguns órgãos e anormalidades neurológicas. (Fonte: Ministério e Secretaria de Estado de Saúde)

 

Casos

Nos últimos sete anos, no Paraná, foram 18 óbitos e 801 casos confirmados de toxoplasmose congênita (bebê nasce já infectado, porque o parasita atravessou a placenta e contaminou o feto); e 801 casos confirmados de Toxoplasmose adquirida na gestação (mulher grávida se infecta pelo Toxoplasma gondii durante a gestação). Em Maringá, no mesmo período, foram 80 casos confirmados de Toxoplasmose adquirida na gestação e um óbito de Toxoplasmose congênita.

 

Tratamento

O tratamento e acompanhamento da doença estão disponíveis, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde. O Hospital Universitário Regional de Maringá mantém um ambulatório de toxoplasmose gestacional, sendo referência regional para atendimento de gestantes com infecção por Toxoplasma gondii.

 

A Prefeitura de Maringá disponibiliza um sistema de “Epidemiologia: Toxoplasmose em Gestante e Crianças Expostas”, com protocolos para vigilância.

Acesse: http://www3.maringa.pr.gov.br/saude/?cod=epidemiologia-notificacao-compulsoria%2F33&utm_source=chatgpt.com

 

Quer conhecer outras leis e iniciativas da Câmara de Maringá? Acesse nossas redes sociais Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e Youtube. 

(Fonte: Comunicação CMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!