Chancelado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Festival de Música de Maringá 2025 chega ao seu encerramento neste fim de semana, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais da cidade. O encerramento será com o Mega Concert, às 16h, na Travessa Jorge Amado, reunindo diversos músicos que participaram do evento.
Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a UEM e o Grupo Maringá de Comunicação (GMC), o festival transformou a cidade em um grande palco a céu aberto.
Com atividades espalhadas por diferentes pontos de Maringá, o evento reuniu artistas locais, regionais e nacionais em uma programação intensa que incluiu concertos, oficinas e apresentações em espaços públicos — do aeroporto à rodoviária, da Feira do Produtor à Prefeitura.
A UEM teve papel essencial na concepção e na curadoria artística do festival, contribuindo com sua experiência pedagógica e científica. Para o reitor Leandro Vanalli, a UEM precisa estar mais próxima das pessoas e comentou o papel da música no desenvolvimento de uma sociedade, “A música é amplamente reconhecida como um potente estímulo ao desenvolvimento dos indivíduos. Estudos indicam que ela pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, como linguagem, raciocínio, memória e concentração. A Escola da Música da UEM, os cursos de graduação e de pós-graduação têm contribuído não só para a nossa cidade, mas com atuações pelo mundo. Assim, aproximar mais a nossa universidade das pessoas é de grande relevância e o Festival de Música de Maringá é uma excelente oportunidade para isso”.
A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Vânia Malagutti, do Departamento de Música e uma das coordenadoras do evento, a semana foi de celebração e pertencimento: “Desde segunda-feira, a cidade está tomada pela música”, destaca. “É Maringá revelando todo o seu talento e a força cultural da Cidade Canção”, completa.
Entre os destaques da programação estiveram as oficinas e o espetáculo do grupo Barbatuques, referência internacional em percussão corporal, e as apresentações de Ronaldo Gravino, Orquestra Sinfônica do Paraná, Escola ADM Academia de Música, Grupo Pé de Laranjeira e o tradicional Baile da Longevidade, com o sanfoneiro Tercílio Men, um dos pioneiros da música regional.
A sexta-feira também foi marcada pelo Concurso de Música Estudantil, que revelou novos talentos nas categorias autoral e cover, além do show da cantora Nalva Máximo.
O fim de semana promete encerrar o festival em grande estilo. Domingo, apresentações musicais na Feira de Artesanato do Parque do Ingá, às 9h, e o aguardado Mega Concert, às 16h, na Travessa Jorge Amado
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)