A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), e o Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) abrem neste domingo, 9, às 14h, as inscrições para a Noite dos Morcegos. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pela internet (clique aqui para acessar). O evento ocorrerá em 26 de novembro, a partir das 19h, no Parque do Ingá, com trilha noturna e observação de morcegos. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o papel fundamental dos animais para o meio ambiente.
A atividade reunirá 10 grupos de até 50 pessoas, com 40 minutos de trilha. O evento também promove a solidariedade: na entrada cada participante deverá realizar a doação de 1 litro de leite ou 1 litro de óleo. Os itens serão arrecadados pelo Pra Somar, que encaminhará as doações para instituições assistenciais da cidade.
Desde 2015, a Noite dos Morcegos busca aproximar a comunidade dos animais e estimular o interesse pela conservação ambiental, unindo conhecimento científico, vivência em campo e educação ambiental no coração do Parque do Ingá. Durante a trilha noturna, os participantes poderão observar morcegos, acompanhar palestras e demonstrações científicas e aprender sobre a importância dos animais para o equilíbrio do ecossistema.
O Parque do Ingá tem 19 espécies identificadas de morcegos, que atuam como polinizadores, dispersores de sementes e controladores naturais de insetos e peixes. Das quase 1.500 espécies de morcego no mundo, apenas três se alimentam de sangue e, em Maringá, até o momento, não foram encontrados na área urbana.
Para o diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), José Roberto Behrend, o evento é um exemplo de como o Parque do Ingá pode ser utilizado como espaço de aprendizado. “A Noite dos Morcegos é uma oportunidade de unir educação e conservação, mostrando na prática o valor da biodiversidade presente em nossas áreas verdes. Esse tipo de ação reforça o papel do Parque do Ingá como um espaço de conscientização ambiental para toda a comunidade.”
Segundo o professor da UEM e coordenador do GEEMEA, Henrique Ortêncio Filho, o projeto é mais do que uma atividade de campo e representa uma experiência transformadora. “Nosso objetivo é aproximar as pessoas da ciência e da natureza, mostrando que os morcegos são aliados da vida urbana e rural. Desde 2015, temos observado o quanto essa experiência transforma percepções e desperta o interesse pela conservação ambiental.”
Serviço:
O que: Noite dos Morcegos 2025
Quando: 26 de novembro, com inscrições neste domingo, 9, pela internet (clique aqui para acessar)
Onde: Parque do Ingá
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Seiji Gabriel Gonçalves Hashimoto / Grupo GEEMEA)