A Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou edital com as orientações para renovação de matrícula para o ano letivo de 2026. O procedimento é obrigatório para todos os estudantes regularmente matriculados no ano letivo de 2025 nos cursos de graduação presenciais e a distância, ofertados em todos os câmpus da UEM.
O prazo para renovação começa hoje (11) e segue até 19 de dezembro de 2025 exclusivamente via internet, no site da DAA ou pela Secretaria Acadêmica Virtual (SAV). Os horários e locais das aulas das disciplinas/turmas matriculadas serão disponibilizados via e-mail (UEM) e SAV até o início do período letivo de 2026, marcado para 9 de março.
A renovação de matrícula também deve ser feita por formandos do ano letivo de 2025 (apenas como precaução) e estudantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O procedimento não estará disponível para alunos cujo prazo para integralização curricular vencer no ano letivo de 2025 (jubilandos), reprovados por falta em todas as disciplinas matriculadas no ano de 2025 e outros casos (conforme edital).
O estudante que não renovar a matrícula nos prazos estabelecidos é enquadrado na situação de abandono de curso. Já o cancelamento de matrícula no curso por iniciativa do aluno pode ser efetuado em qualquer período letivo, pelo SAV. Os estudantes dos cursos EaD que cancelarem matrícula também informar a secretaria do Núcleo de Ensino a Distância (Nead), pelo e-mail sec-nead@uem.br.
Todas as informações sobre renovação de matrícula são divulgadas no site da DAA. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail sec-pda@uem.br.
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)