Offline
MENU

Judô Pelo Clima: CBJ realiza ação de sustentabilidade com crianças do Rio de Janeiro
Por Administrador
Publicado em 16/11/2025 23:55
Judô

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) realizou, no sábado (15), no Rio de Janeiro, uma ação de sustentabilidade inspirada pela chegada da COP 30 ao Brasil. A atividade, em conjunto com a Federação Internacional de Judô (IJF) e Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), levou cerca de 130 crianças de projetos sociais da cidade à praia de São Conrado para uma vivência especial, unindo esporte, educação ambiental e inclusão, além de reforçar o compromisso das entidades com a promoção dos valores do judô e de seu impacto positivo no meio ambiente.

 

A programação contou com um aulão de judô promovido pelo medalhista olímpico e embaixador de clima da IJF, Flávio Canto, com a presença de alunos do Instituto Reação, Umbra Vasco da Gama e Associação Nagai, e com uma atividade de coleta de resíduos na praia, supervisionada por profissionais da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio.

 

“Hoje foi um dia muito simbólico para nós. Saímos de dentro dos locais de treinamento, dos tatames, para poder compartilhar essa reflexão sobre a sustentabilidade em um momento importante. A COP30 está acontecendo em Belém e diversos países estão aqui para discutir sobre a importância das nossas atitudes, para que a gente tenha um mundo cada vez mais sustentável. E a gente traz exatamente essa proposta em parceria com a IJF, FJERJ e os projetos sociais aqui do Rio de Janeiro, para que a gente compartilhe com as crianças a importância desse pensamento sustentável e de como nós somos importantes e extremamente responsáveis pelas ações que estão em torno de nós” disse Kenji Saito, Diretor-Geral da CBJ.

 

“Nós estamos, de alguma maneira, aproveitando esse momento da COP 30 para provocar reflexões nas novas gerações de judocas. Quando falamos em judô, falamos do jita-kyoei como princípio máximo, que é o benefício e a prosperidade mútuos. A gente tem esse olhar para muito além da gente. A nossa responsabilidade é melhorar as coisas além do tatame. E quando falamos em meio ambiente, nosso planeta precisa de todos. Então, a contribuição do judô com isso é muito sinérgica com os princípios originais”, expôs Flávio Canto.

A COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) é o principal fórum global dedicado à negociação de políticas e compromissos para enfrentar a crise climática. Neste ano, a 30ª edição do evento está acontecendo em solo brasileiro, em Belém do Pará, reunindo representantes de diversos países, além de organizações internacionais, para discutir soluções para o combate aos impactos contra o meio ambiente.

 

Inspirada pelo movimento, a ação promovida pela CBJ e IJF buscou levar o tema da sustentabilidade para crianças e jovens, aproximando os valores do judô, como respeito e responsabilidade, da conscientização ambiental.

 

“O que importa é a consciência ambiental e a educação. A ação que foi feita aqui é importantíssima, porque estamos falando de crianças e jovens, e é importante que eles cresçam com essas questões de sustentabilidade na mente e no coração. Isso não é importante só para a nossa geração, mas também para a futura que também vai usufruir dos recursos naturais que existem no planeta”, disse Alexandre Oliveira, da Coleta Seletiva da Comlurb.

(Texto: CBJ. Foto: Beatriz Riscado/CBJ)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!