A penúltima rodada do Brasileirão da Série B foi marcada por reviravoltas e deixou o título em aberto. No domingo que vem (dia 23), o campeão será conhecido: Coritiba ou Athletico-PR. O Coxa tem 65 pontos e vai enfrentar o Amazonas, já rebaixado, em Manaus. Já o Furacão, com 62 pontos, receberá o América-MG em seu estádio, na Ligga Arena.
Ao Coritiba basta o empate para conquistar pela terceira vez a Série B. Se perder e o seu rival derrotar a equipe mineira, o campeão será o Athletico-PR.
Além da definição do primeiro lugar da competição, a 38ª rodada vai determinar os outros três clubes que disputarão a Série A de 2026. O Coritiba já garantiu o acesso. Estão na briga pelas três vagas restantes o próprio Athletico-PR (em 2º), Criciúma (3º, com 61 pontos), Goiás (4º, 61), Chapecoense (5º, 59) e Remo (6º, 59).
Na parte de baixo da tabela, Paysandu, Volta Redonda e Amazonas já selaram a queda para a Série B. Três times tentam se livrar do descenso: Ferroviária, que abre o Z-4, em 17º, com 40 pontos; Botafogo-SP, em 16º, 41; e Athletic, em 15º, também com 41.
A 37ª rodada, encerrada neste domingo (16) por pouco não confirmou o título para o Coritiba. Se ganhasse em casa, no sábado (15), do Athletic, levantaria a taça. Mas empatou (0 a 0) no Couto Pereira. Neste domingo, seu título seria confirmado se o Furacão não derrotasse a Ferroviária. E o gol da virada do Athletico-PR (2 a 1) veio aos 51 minutos do segundo tempo.
A rodada começou na sexta (14), com empate por 2 a 2 entre Paysandu e Amazonas, em Belém, resultado que rebaixou a equipe de Manaus.
No sábado, além do jogo do Coritiba, o Remo deixou de depender só de si para subir ao perder para o Avaí por 3 a 1 na Ressacada. O mesmo raciocínio serve para a Chapecoense, que tropeçou contra o Volta Redonda (1 a 1) fora de casa. No Antônio Accioly, Atlético-GO e Operário empataram por 0 a 0; e no Rei Pelé, o CRB bateu o Vila Nova por 2 a 0.
Neste domingo, no mesmo horário de Ferroviária x Athletico-PR, o Goiás superou o Novorizontino por 1 a 0 em Goiânia; o Criciúma derrotou o Botafogo-SP por 2 a 0 no Heriberto Hülse; e América-MG e Cuiabá ficaram no 1 a 1, no Independência.
(Fonte: CBF Oficial)