A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), promoveu ação educativa com plantio de 50 mudas de árvores nativas no Parque do Ingá na quarta-feira, 19. A ação reuniu cerca de 20 crianças com idades entre 11 e 15 anos participantes do Programa Florescer, programa social mantido pelo Grupo G10 e Rodoparaná.
As crianças participaram de uma trilha educativa no Parque do Ingá e aprenderam sobre aspectos da fauna e flora da unidade de conservação. Ao final, realizaram o plantio e conferiram uma exposição ambiental.
Os participantes também deixaram mensagens na cápsula do tempo, que faz parte do 80º aniversário da organização das Nações Unidas (ONU). Instalada próxima à entrada principal do parque, a cápsula está aberta para que a comunidade deixe mensagens e reflexões sobre o futuro do planeta até 24 de novembro, quando será lacrada. A reabertura ocorrerá daqui 20 anos, quando a ONU completará 100 anos.
O diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), José Roberto Behrend, destacou que a iniciativa busca promover a interação com o meio ambiente e despertar a reflexão sobre o futuro. “O Parque do Ingá tem como missão a sensibilização e a educação ambiental, além de servir como espaço importante para a preservação da natureza. Além do plantio, convidamos as crianças a deixarem registradas suas memórias e reflexões sobre o futuro do planeta.”
A orientadora do Programa Florescer, Eloah Gomes, destacou a importância da ação e das orientações aos alunos sobre o manejo das mudas nativas. “Há todo um estudo para saber como se deve plantar e cuidar do parque. Essa ação é muito importante e representa um momento significativo de aprendizado.”
Aluno do Programa Florescer, Arthur Henrique da Silva Teixeira ressaltou a importância da participação do plantio. “Essa ação é relevante para as nossas vidas. Não é só um plantio de mudas, mas algo que poderemos lembrar daqui há alguns anos e falar para nossa família: ‘Plantei essa árvore. Era tão pequenininha, agora está tão grandona’. É uma ação que nos ajuda a lembrar da importância do meio ambiente”, disse.
(Fonte: Comunicação PMM)