Nesta terça-feira, 25, alunos e professores da rede municipal de ensino de Maringá foram premiados em concurso de redação e desenho do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado em todo o Brasil pelo Sistema Campo Limpo. A cerimônia de premiação ocorreu na Escola Municipal Professor José Galetti. Em Maringá, nove escolas municipais participaram da etapa regional do concurso, envolvendo cerca de 750 alunos do 4º ano, na categoria Desenho, e do 5º ano, na categoria Redação.
O tema deste ano foi “Mudanças Climáticas e a Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos: Repórter do Clima”. Os trabalhos tiveram como inspiração entrevistas realizadas pelas crianças com os avós ou pessoas com mais de 50 anos de seu convívio próximo, resgatando memórias e percepções sobre as transformações ambientais ao longo do tempo. “É muito importante incentivar os alunos desde cedo sobre questões ambientais, mostrando que o cuidado com o meio ambiente começa na escola e que eles podem fazer a diferença”, destacou a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
A iniciativa, que promove a reflexão sobre o meio ambiente, é promovida na região Noroeste do Paraná pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita) e conta com apoio da Secretaria de Educação. "Mesmo trabalhando com defensivos agrícolas, a Adita dedica parte de sua atuação para promover eventos e projetos como este, junto com a Secretaria de Educação, escolas, professores e coordenadores, possibilitando que os alunos desenvolvam o tema e participem da competição, fortalecendo o senso de responsabilidade e a consciência ambiental”, afirmou o diretor executivo da Adita, Waldir José Baccarin.
A diretora da Escola Municipal Professor José Galetti, Valdineia Braga, ressaltou a importância do projeto para a comunidade escolar. “As crianças podem mostrar sua criatividade nos desenhos e compreender a importância do cuidado com o clima. É um programa que deve crescer cada vez mais, incentivando a nova geração a respeitar a natureza e a perceber que pequenas ações começam na escola”, disse.
Mãe da aluna Maria Júlia Gonçalves, Rosangela Souza destacou a felicidade da filha, que conquistou o primeiro lugar na categoria Desenho. “Minha filha ficou muito ansiosa com o concurso e ficou em primeiro lugar em desenho. Ela se emocionou muito com a premiação, principalmente com a bicicleta. Esses projetos incentivam as crianças a se dedicarem e se aperfeiçoarem, o que é muito importante.”
Os alunos colocados em primeiro lugar ganharam uma bicicleta. Os demais estudantes e os professores que orientaram os trabalhos também foram premiados.
Confira os vencedores do Programa de Educação Ambiental:
Categoria Desenho
1º lugar - Aluna: Maria Julia S. Gonçalves - Escola Municipal Professor José Galetti
Professora: Sandra Romão da Silva
2º lugar - Heloisa dos Santos - Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti
Professora: Francimara Finfa
3º lugar - Davi Leite Gonçalves - Escola Municipal Professor José Galetti
Professora: Sandra Romão da Silva
Categoria Redação
1º lugar - Ana Lima de S. Santos - Escola Municipal Professor José Galetti
Professora: Eleodora
2º lugar - Kevin Alfanzo de Souza - Escola Municipal Geraldo Meneghetti
Professora: Marta
3º lugar - Thamires Victoria Soares - Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti
Professora: Lucineia Aparecida
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)