Offline
MENU

Provar Transferência deixará de ter prova e fará seleção pela nota do Enem
Por Administrador
Publicado em 29/11/2025 17:40
Notícias do Paraná
A partir de 2026, a seleção de estudantes de outras instituições interessados em se transferir para a UFPR será feita pela nota do Enem, e não mais por meio de uma prova de conhecimentos gerais, como acontece atualmente. A mudança está prevista na nova resolução sobre o Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), aprovada esta semana pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da universidade.
Pelas novas normas, o estudante poderá se inscrever no Provar Transferência com a nota de uma das cinco edições do Enem anteriores ao lançamento do edital do processo. A classificação levará em conta três critérios, nesta ordem: maior média ponderada na nota do Enem; maior nota na redação do Enem; maior idade cronológica.
A mudança faz parte de um conjunto de medidas que a atual gestão da UFPR vem adotando para facilitar o acesso à universidade e reduzir o número de vagas ociosas. Entre elas está também a realização do vestibular em fase única, mudança anunciada em outubro e que valerá a partir do processo seletivo 2026/2027.
Além da alteração na modalidade transferência, a resolução trata das outras seis modalidades do Provar. Assim como a transferência, duas delas são voltadas para o público externo: aproveitamento de curso superior (para estudantes já graduados em qualquer instituição que desejem cursar uma nova graduação) e complementação de estudos (para estudantes já graduados em qualquer instituição que desejem obter um novo grau em curso de mesmo nome – por exemplo, alguém que tenha concluído um bacharelado e deseje cursar a licenciatura do mesmo curso).
As outras quatro modalidades são destinadas a estudantes da própria UFPR: mudança de turno, mudança de grau, reopção de curso e reintegração (esta para estudantes com registro acadêmico cancelado).
Nessas seis modalidades, houve mudanças na forma de cálculo das vagas ociosas. O levantamento dessas vagas passará a considerar a real capacidade do curso e será feito anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograp) e homologado pelo CEPE. As vagas levantadas a cada ano serão ofertadas no Provar para ocupação no ano subsequente. 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!