Offline
MENU

Em Maringá, Parque do Ingá recebe visitantes de mais de 300 cidades em 2025, aumento de 78% em relação a 2024
Por Administrador
Publicado em 11/12/2025 08:23
Notícias de Maringá

Espaço de contemplação, educação ambiental e lazer, o Parque do Ingá registrou aumento expressivo no alcance turístico em 2025. O número de municípios de origem dos visitantes cresceu em 148 cidades, passando de 190 em 2024 para 338 em 2025, o que representa um aumento de aproximadamente 78%. O parque também ampliou a presença internacional: foram 20 países a mais, saltando de 5 países em 2024 para 25 em 2025, o que representa um aumento de 400%.

 

Os dados são baseados nos registros voluntários realizados por visitantes na loja de souvenir, por meio do livro de assinaturas. Isso significa que os números representam apenas o público que, além de visitar o parque, entrou na loja e preencheu o registro. A estimativa de visitantes pode ser ainda maior, já que não inclui frequentadores da área externa aos domingos, quando o movimento é elevado; visitantes que estiveram no Parque do Ingá em dias em que a loja de souvenir estava fechada e turistas que não registraram os dados.

 

Entre janeiro e setembro de 2025, o parque registrou 339.700 visitantes, com picos nos meses de janeiro e julho, que alcançaram 50.955 visitantes cada. Mesmo nos meses de menor movimento, a média mensal se manteve acima de 33 mil visitantes, demonstrando forte procura ao longo do ano inteiro.

 

Para o diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), José Roberto Behrend, os números consolidam o protagonismo do Parque do Ingá. “Os dados confirmam o Parque do Ingá como um dos principais destinos turísticos de Maringá, fortalecendo a imagem da cidade como referência em qualidade ambiental, lazer e preservação. Esse crescimento reflete as diversas ações realizadas dentro da unidade de conservação e no entorno, que têm aproximado ainda mais a comunidade da educação ambiental”, destaca.

 

O secretário de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), Anníbal Bianchini, ressalta o papel relevante do Parque do Ingá para consolidar a cidade como um destino mais atrativo. “O Parque e o entorno atraem principalmente famílias que, além de conhecerem a unidade de conservação, valorizam as feiras de artesanato e food trucks que ocorrem no local. O Parque é fundamental tanto do ponto de vista de qualidade de vida para a comunidade e visitantes quanto do ponto de vista econômico para cidade”, comenta.

 

Trilhas guiadas promovem educação ambiental e aproximam comunidade da natureza - Entre as iniciativas de maior destaque para atração de visitantes estão as trilhas guiadas, voltadas a todos os públicos. A atividade busca promover a educação ambiental, conectando história, cultura e biodiversidade local, oferecendo uma experiência imersiva em meio à natureza do parque.

 

As trilhas ocorrem de terça a sexta-feira, às 9h ou às 14h, com acompanhamento de equipe técnica do IAM e mediante agendamento prévio. O agendamento pode ser feito por meio de formulário online (clique aqui). Os grupos devem ter mínimo de 10 e máximo de 40 participantes.

 

“Além das trilhas guiadas e das melhorias realizadas dentro do Parque do Ingá, atraímos diversas iniciativas em parceria com instituições de ensino, como a Noite dos Morcegos, a Noite das Mariposas, a exposição da réplica do primeiro dinossauro do Paraná, entre outras ações que reforçam o Parque como um verdadeiro laboratório vivo, estimulando o interesse de crianças e adultos por temas ambientais”, ressaltou o diretor-presidente do IAM. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!