Cerca de 2 mil alunos da rede municipal de ensino aprenderam na prática sobre gestão de resíduos e reciclagem com uma visita ao aterro sanitário. A iniciativa faz parte do Rota da Conscientização, projeto da Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e da Secretaria de Educação, em parceria com a Versa Engenharia. A iniciativa, realizada durante cinco meses, reforçou o aprendizado sobre resíduos sólidos de forma prática, conectando teoria e vivência. O objetivo foi promover a conscientização sobre redução, reutilização e reciclagem dos resíduos.
Alunos de turmas de 4º ano de 40 escolas municipais participaram do projeto. Antes da visita técnica ao aterro, os estudantes acompanharam palestras nas unidades escolares. Na sequência, de forma dinâmica e interativa, os alunos realizaram tour pelo aterro, conheceram os processos realizados dentro da Central de Valorização de Resíduos e todas as etapas de tratamento dos resíduos.
“O Rota da Conscientização mostra que educação e meio ambiente devem caminhar juntos. Em cinco meses, dois mil alunos conheceram de perto a gestão de resíduos e entenderam a importância de reduzir, reutilizar e reciclar. Essa vivência transforma cada estudante em um agente de mudança”, afirmou o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.
Por meio da iniciativa, os alunos aprendem para onde vai o lixo descartado, quem gera e o que pode ser feito para auxiliar na redução desses resíduos. “A aprendizagem se fortalece quando os alunos vivenciam o que aprendem em sala. A experiência amplia a formação cidadã e reforça nosso compromisso em educar para um futuro mais consciente e sustentável”, disse a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
O aluno da Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti, Murilo Ribeiro da Silva, conta que ficou surpreso ao ver os resíduos no aterro. Para ele, o aprendizado é que o combate a poluição dos rios e florestas é urgente. Colega de Murilo, Mayara Carolina Arêas afirma que, antes da visita, imaginava o aterro diferente.
“É muito legal vir aqui e explorar. Nas aulas, aprendemos sobre a importância da reciclagem. Devemos fazer as coisas certas porque, se não fizermos isso agora, enquanto dá tempo, não teremos chances no futuro. Temos que aproveitar agora quando ainda podemos mudar”, disse.
Para o aluno Gabriel Candido Foque, o principal aprendizado do projeto foi sobre o descarte correto dos resíduos. “Se continuarmos jogando lixo em locais inapropriados, os nossos filhos não terão no futuro o presente que temos agora”, afirmou.
(Fonte: Comunicação PMM)