Estudantes do Colégio Estadual Unidade Polo participaram na terça-feira, 16, em São Paulo, da etapa final do Sprix Brasil Championship 2025, campeonato nacional para jovens talentos da gamificação e inovação. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), apresentou o evento para alunos da rede pública de Maringá e envolveu os jovens na participação do campeonato.
No Sprix Brasil Championship 2025, a equipe maringaense apresentou o projeto digital “Um mundo mais sustentável”, cujo objetivo é educar e conscientizar sobre o descarte correto de lixo. O grupo ‘The Garbage Collector’ foi formado pelos maringaenses Kaholy Nacari Mendoza Sanchez, de 16 anos, Guilherme Kennedy da Silva e Sâmilly Louise Fernandes da Silva, ambos de 14 anos.
Os adolescentes são alunos do Colégio Estadual Unidade Polo e participam da disciplina de Programação e Robótica. A equipe foi orientada pela professora Miriam Soares Antonio. “Eles se dedicaram muito ao projeto, criaram ferramentas para promover o cuidado com o meio ambiente de uma forma atraente para o público jovem, com atividades interativas, estimulantes e desafiadoras”, explicou a professora.
Durante o Sprix Brasil Championship 2025, os participantes desenvolveram jogos digitais utilizando uma plataforma gamificada baseada em metodologia japonesa. A ferramenta digital permite a criação de dinâmicas interativas no ambiente de trabalho ou escolar, que incluem desafios, rankings e prêmios, aumentando o engajamento e desempenho dos participantes. Equipes de diferentes regiões do país apresentaram jogos digitais na etapa final e foram avaliados por especialistas em educação digital e tecnologia.
A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, destacou que o campeonato estimula a criatividade, o pensamento lógico e a inovação. “É uma experiência enriquecedora e cheia de aprendizados. Estamos felizes pela equipe de Maringá ter disputado com equipes de alto nível, de diversas regiões do país, e chegado à final do campeonato com o tema sustentabilidade”, afirmou a secretária.
(Fonte: Comunicação PMM)